Pouca gente aparece para tomar dose contra gripe e prazo será prorrogado
Em um dos pontos de imunização, em três horas, apenas dez pessoas apareceram para tomar vacina
Mesmo sendo o último dia neste sábado (8), para imunização de crianças de seis meses a menores de seis anos, a procura pela vacina da influenza ainda é pouca na USF (Unidade de Saúde da Família) Aero Itália, localizada na Rua Rio Galheiros, em Campo Grande, uma das 30 abertas para a campanha hoje.
O local abriu às 7h30 para a vacina e até às 10h30 apenas 10 pessoas, sendo seis crianças, três indígenas e uma gestante apareceram para tomar a vacina. Até o momento 57% das crianças foram vacinas e apenas 13% das gestantes procuraram a vacina.
De acordo com o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, que estava visitando o local de vacinação, o calendário deve ser prorrogado, ainda sem data prevista, devido a baixa adesão, principalmente pelas gestantes e puérperas que tomaram a vacina da covid a agora precisam esperar os 14 dias para tomar a vacina da influenza. “Vamos prorrogar de acordo com o quantitativo de doses, temos que atender o público alvo”.
O secretário explicou que a prorrogação vai depender do cadastro que é feito pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) para tomar a vacina da covid, pois lá eles conseguem controlar e ter uma ideia de quem tomou a vacina da gripe e precisa esperar o prazo, esse o caso das gestantes e puérperas que tem baixa adesão na imunização da gripe, pois tomaram a vacina da covid e precisam esperar o prazo de 14 dias. “Está acontecendo a vacinação da covid, o calendário foi aberto há uma semana para gestantes e puérperas e agora elas precisam esperar esse prazo. É preconizado que elas tomem a vacina da covid primeiro, por isso o índice ainda está baixo e a prorrogação do prazo”, explica.
“Temos o cadastro que está ajudando para saber quem está vacinando, temos cerca de duas mil gestantes e quase mil puérperas que já se imunizaram contra covid e agora aguardam o tempo. Temos a possibilidade de fazer a comunicação direta com o público do cadastro para chamar, mandar mensagem, chamando para tomar a dose”, comenta. Através desse cadastro a secretaria vai poder "cobrar", chamar as gestantes e puérperas para tomarem a vacina da gripe quando der o prazo dos 14 dias.
Até o momento, das mais de 65 mil crianças em idade para tomar a vacina da influenza, apenas 37. 667 crianças se vacinaram, isso representa 57% do público vacinado. No caso das gestantes, apenas 13% foram vacinadas e puérperas 14%.
Nesta sábado, podem se vacinar gestantes, puérperas, crianças de seis meses a menores de seis anos e trabalhadores da saúde. Os mais de 30 pontos disponíveis pela Capital ficam abertos até às 17h.