Prefeita lança "botão do pânico" para levar guardas a escolas em 3 minutos
Aplicativo será doado para escolas particulares e de outras cidades do Brasil, após um mês de teste
O aplicativo Educação Mais Segura, também conhecido como “botão do pânico”, foi lançado, nesta quarta-feira (7), pela prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, junto à entrega da 9ª unidade reformada, a Escola Municipal Professor Antônio Lopes Lins, no Portal Caiobá.
Pelo aplicativo, professores e diretores têm contato direto com o Centro de Monitoramento da GCM (Guarda Civil Metropolitana). Com dois cliques e uma mensagem de voz, os guardas que fazem rondas no entorno são acionados em caso de emergência. A prefeita destacou que o aplicativo passou por um mês de testes e os agentes chegam às escolas entre 1 e 3 minutos.
A plataforma, que já passou por um mês de testes, foi criada para tranquilizar diante da disseminação de boatos de ameaças de ataques, gerados após assassinato de quatro crianças em creche de Blumenau (SC), em abril.
“Foi um sucesso nos primeiros dias e agora estamos doando em rede nacional, através da Frente Nacional dos Prefeitos para que tenham um item a mais para seguranças das nossas crianças nas escolas. As equipes da guarda que fazem a ronda escolar chegam, de um a três minutos, quando chamadas pelo aplicativo”, comentou a prefeita.
O secretário de Educação, Lucas Bitencourt, lembrou que o aplicativo, bem como a reforma das escolas, são duas de diversas outras ações que estão sendo implementadas para melhorar a educação, priorizando três eixos.
"Temos trabalhado para a valorização de pessoal, infraestrutura e plano pedagógico. Nosso programa de recomposição da aprendizagem para mais de 4 mil alunos, o Aprender Mais na Reme, é referência nacional, sendo buscado por municípios de Rio de Janeiro e São Paulo”, destacou Lucas.
Reforma - Na Escola Municipal Professor Antônio Lopes Lins, foram investidos R$ 108,2 mil na revitalização, feita em parceria com a APM (Associação de Pais e Mestres).
A revitalização foi feita em abril e dividida em quatro etapas, sendo a pintura interna e externa das salas de aula do anexo; adequação da cozinha e despensa da escola; instalação de novas portas e novas janelas nas salas de aula do anexo, demolição de muretas e divisórias no interior das salas de aula e fechamento com divisórias de antigos vãos de portas e reestruturação do banheiro para pessoas com deficiência.
A entrega faz parte do programa Juntos Pela Escola, lançado em abril. Estão sendo investidos R$ 40 milhões para reforma das 205 unidades.
Até o momento, já foram entregues as revitalizações das seguintes escolas: Escola Ernesto Garcia, José Dorilêo de Pina e Escola Darthesy Novaes Caminha. Além disso, o Executivo já reformou as Emeis: Ayd Camargo, Bom Pastor, Aero Rancho, Maria Edwiges e Olinda Toshimi Nishio Nassu.