ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, TERÇA  10    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Prefeitura consegue R$ 4,7 milhões para obras em ciclovias na Capital

Destinação do recurso foi publicada pela União, mas repasse depende de apresentação de projeto

Por Idaicy Solano | 03/01/2024 12:03
Ciclovia localizada na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande; cidade tem cerca de 105 quilômetros de ciclovias (Foto: Henrique Kawaminami)
Ciclovia localizada na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande; cidade tem cerca de 105 quilômetros de ciclovias (Foto: Henrique Kawaminami)

A Prefeitura de Campo Grande teve assegurado recurso de R$ 4,7 milhões para obras de requalificação de ciclovias. A verba é do Governo Federal, mas ainda depende que um projeto seja elaborado e aprovado para a liberação.

A destinação do recurso do orçamento da União foi publicada na edição desta quarta-feira (3), do Diário Oficial da União, prevista em emenda parlamentar.

Conforme apurado pelo Campo Grande News, a Agetran (Agência Municipal de Trânsito), apresentou um levantamento das ciclovias de Campo Grande para a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura), para a elaboração do projeto para o recebimento dos valores.

Campo Grande tem cerca de 105 quilômetros de ciclovia, segundo dados da Agetran. A Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos informou que esta verba não será destinada a ampliar a extensão, mas recuperar as existentes na Avenida Nelly Martins e na região do Sóter, e a ciclovia da saída para Cuiabá, na Avenida Cônsul Assaf Trad.

O projeto, que ainda está em fase de elaboração, sem data para ser entregue, deverá ser apresentado e aprovado pela Caixa Econômica Federal, responsável por liberar o recurso assegurado pelo Ministério das Cidades.

Mais caminhos - Em novembro de 2023, cerca de mil ciclistas se reuniram na Avenida Afonso Pena na 1° Bikeata, para pedir por mais ciclovias pela cidade, além de melhorias nas pistas que já existem e segurança para os ciclistas.

O apelo veio desde atletas e amantes da modalidade, até de trabalhadores que utilizam a bicicleta como meio de transporte, situação que é favorecida em Campo Grande, cidade com poucas subidas e descidas.

O estudante Gustavo Carvalho, de 17 anos, na época destacou a importância de ampliar a oferta, para gerar mais segurança no trânsito. “A gente sempre tenta pedalar no lugar certo na hora certa para não ocorrer acidentes mais graves. No meu bairro, Moreninhas, não tem ciclovia, a gente anda na rua mesmo. A ciclovia mais próxima é a que começa lá no Terminal Guaicurus”.

Obras recentes - Em agosto de 2023, a prefeitura anunciou a construção de 1,2 km de ciclovia na Avenida Gury Marques, na região das Moreninhas. A ampliação de ciclovias é um assunto que sempre entra na pauta da Administração Municipal. Em outras ocasiões foram anunciados trechos na Mato Grosso e até mesmo na revitalização da Avenida Calógeras, que acabaram não se concretizando. Também houve anúncio de criação do espaço para ciclistas no Nova Campo Grande.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias