Prefeitura convoca atendentes e estuda assumir agendamento de teste de covid
No Diogrande de hoje foi publicada a convocação de mais 25 operadores de telemarketing que farão o atendimento no Disk Covid
A prefeitura de Campo Grande está convocando mais 25 operadores de telemarketing para trabalharem no agendamento de testes da covid-19. D acordo com a publicação feita no Diogrande de hoje, os novos atendentes trabalharão no Disk Covid tanto agendando a coleta de material através do RT-PCR quanto darão orientações à população a respeito do exame.
De acordo o secretário municipal de Gestão, Agenor Matiello, o agendamento dos testes passará a ser feito pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) em aproximadamente 10 dias, substituindo o trabalho feito pelo Corpo de Bombeiros.
“Nós já temos 25 operadores de telemarketing que trabalham na tele consulta e agora estamos chamando mais 25 para substituir o trabalho do Corpo de Bombeiros no agendamento dos testes. Mas temos ainda o processo de apresentação, posse e treinamento, deve demorar pelo menos mais uns oito ou dez dias”, disse Agenor.
Segundo ele, foi celebrado um termo de cooperação entre o Município e o Corpo de Bombeiros para que os agendamentos passem a ser feitos pelos novos operadores de telemarketing.
Eles farão apenas o agendamento para os testes RT-PCR. O trabalho continua no combate e prevenção a covid, mas estamos aprofundando para fazer a coleta do material das pessoas que tem sintoma da doença. Esse atendimento será feito na Casa da Saúde, mas os detalhes técnicos quem pode dar é a Sesau”, finalizou o secretário.
No entanto, segundo o coronel do Corpo de Bombeiros, Marcelo Fraiha a informação está equivocada. Ele que é o coordenador do sistema de testagem drive-thru afirmou ao Campo Grande News que ainda não há nada definido.
“A informação está equivocada. Não é isso. Nós estamos ainda verificando as possibilidades. Não existe nada concreto, nada já firmado”, disse o coronel.
Em nota, a Sesau informou à reportagem que existe a perspectiva de um novo ponto de agendamentos de exames de covid-19 por telefone, mas os detalhes ainda estão sendo definidos. Além disso, a secretaria destacou que o serviço deve ser executado em parceria entre as secretarias de saúde e o Corpo de Bombeiros.
“Tão logo seja sanado esse processo de estruturação será formalizado termo de cooperação entre as partes e todos os detalhes divulgados à população. Os demais serviços devem continuar em operação, tampouco que os mesmos passem a ser executados exclusivamente pela secretaria municipal de saúde.", finaliza a nota.