ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  03    CAMPO GRANDE 26º

Esportes

Galo tem vantagem na final e pode aumentar supremacia da Capital no estadual

Campo Grande tem 28 títulos conquistados ao longo da história contra 20 do interior

Por Gabriel de Matos | 02/04/2025 16:15
Galo tem vantagem na final e pode aumentar supremacia da Capital no estadual
Medalha pendurada em troféu no Campeonato Sul-Mato-Grossense (Foto: Juliano Almeida)

Campo Grande é a cidade com mais títulos do Campeonato Sul-Mato-Grossense Série A ao longo da história. Operário, Comercial e Cene somam, ao longo das 46 edições do estadual, 28 títulos. Todas as cidades do interior campeãs juntas têm 20 conquistas. O maior campeão é o Operário, com 13 troféus.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Campo Grande lidera o Campeonato Sul-Mato-Grossense com 28 títulos, conquistados por Operário, Comercial e Cene. O interior soma 20 conquistas. Operário, com 13 títulos, é o maior campeão. A final deste ano será entre Ivinhema e Operário, com vantagem para o time da capital após vitória por 1 a 0 no primeiro jogo. Se vencer, Campo Grande alcança 29 títulos. O interior busca sua 21ª conquista. A competição reflete a força dos times da capital, que também lideram em vice-campeonatos.

A primeira edição do Sul-Mato-Grossense foi realizada em 1979, após a criação do Estado de Mato Grosso do Sul em 1977. Operário e Comercial são os dois clubes que possuem títulos tanto no antigo Mato Grosso quanto no novo Estado. Desde então, ao longo da história, 10 dos 79 municípios sul-mato-grossenses conquistaram ao menos uma vez a principal competição de futebol do Estado.

A grande final deste ano será no domingo (6), às 17h, entre Ivinhema e Operário, no Estádio Saraivão. No jogo de ida, realizado na semana passada, o Galo venceu por 1 a 0. Com isso, em caso de empate, o título fica com o time campo-grandense. O Azulão precisa vencer por dois gols ou mais para ser campeão no tempo normal.

Galo tem vantagem na final e pode aumentar supremacia da Capital no estadual

Os maiores campeões sul-mato-grossenses são de Campo Grande. O Operário tem 13 títulos, o Comercial soma nove, e o Cene conquistou seis vezes o torneio. Na sequência, o Águia Negra aparece com os quatro títulos de Rio Brilhante. Em Dourados, os campeões são o Ubiratan, com três conquistas, e o Sete de Dourados, com uma.

Chapadão do Sul e Costa Rica têm dois títulos cada, conquistados por SERC e Costa Rica, respectivamente. Já os municípios de Naviraí, Ivinhema, Coxim e Nova Andradina contam com um título estadual cada, sendo que todos os clubes levam o nome das cidades que representam.

As cidades com mais vice-campeonatos também refletem a força de Campo Grande, que soma 19 segundos lugares. Dourados e Naviraí aparecem logo atrás, com seis vices cada. Já entre os municípios que nunca foram campeões, mas chegaram à final, estão Aquidauana (3 vices), Cassilândia (2), Ponta Porã, Três Lagoas e Sidrolândia.

Se o Operário for campeão novamente, Campo Grande chegará ao seu 29º título na história. Caso o Ivinhema conquiste a taça, será a 21ª conquista do interior.

 Confira os campeões do Campeonato Sul-Mato-Grossense por cidade:

  • Campo Grande (28 títulos): Operário (13), Comercial (9) e Cene (6).
  • Rio Brilhante (4 títulos): Águia Negra (4).
  • Dourados (4 títulos): Ubiratan (3) e Sete de Dourados (1).
  • Chapadão do Sul (2 títulos): SERC (2).
  • Costa Rica (2 títulos): Costa Rica (2).
  • Naviraí (1 título): Naviraiense (1).
  • Ivinhema (1 título): Ivinhema (1).
  • Coxim (1 título): Coxim (1).
  • Nova Andradina (1 título): Nova Andradina (1).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias