Prefeitura inicia combate aos formigueiros em áreas públicas
Segundo Sisep, limpeza estava prevista para início do ano, mas atrasou; hoje reportagem mostrou problema
A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), deu início ao controle de formigueiros em áreas públicas da cidade. A ação, que começou ontem (23), foi focada em eliminar os formigueiros que têm se proliferado em canteiros, parques e praças de várias regiões da Capital.
Conforme noticiado hoje pela manhã pelo Campo Grande News, a infestação de formigas tem sido um problema recorrente nas principais avenidas da cidade.
De acordo com a assessoria da Sisep, o trabalho estava programado desde o início do ano, mas o início foi atrasado devido à necessidade de estudos e treinamentos, realizados em parceria com a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano).
“Foi preciso primeiro realizar os estudos junto com a Semadur, pois há implicações ambientais no trabalho de combate às pragas, além do treinamento dos colaboradores que atuarão no combate aos formigueiros. Com a equipe formada e com equipamentos e insumos adquiridos, a Sisep iniciou um trabalho forte para eliminar os formigueiros das áreas públicas”, explica a pasta em nota enviada ao Campo Grande News.
Na Avenida Afonso Pena, as formigas invadiram os canteiros, assim como na Avenida Mato Grosso.
Nos bairros, a situação é muito parecida. A Avenida Lúdio Martins Coelho também apresenta formigueiros de diversos tamanhos ao longo de seus canteiros centrais, muitas vezes próximos a garrafas plásticas e outros detritos descartados.
Segundo a Sisep, equipes da Prefeitura estiveram empenhadas no combate dos formigueiros no período da manhã até às 14h30 da tarde de hoje. Os trabalhos serão realizados novamente amanhã (25).
Limpeza nos bairros - Além dos problemas com formigueiros, a limpeza dos canteiros tem revelado cenários contrastantes na cidade. Enquanto os canteiros das Avenidas Afonso Pena e Dr. Nasri Siufi no centro são bem cuidados, com flores, arbustos irrigados e grama limpa, as regiões periféricas, como a Avenida Dr. Nasri Siufi, estão repletas de lixo, gramado seco e paisagismo negligenciado.
A reportagem notou que os canteiros acumulam papelão, bitucas de cigarro, garrafas de vidro, sacolas e outros resíduos. Irrigação é outro luxo que a reportagem só flagrou na Afonso Pena. Nos bairros, a terra tomou lugar do gramado. Não há sinal de irrigação nem de água reaproveitada nos outros canteiros visitados.
Em resposta a esta questão, a Sisep informou que a limpeza das vias, canteiros e praças na área central é realizada pela empresa Solurb, devido ao grande movimento de comércio e fluxo de veículos e pessoas. “Nos bairros, há uma programação diária de execução de serviços como limpeza, cata papel, roçada e recolhimento de resíduos jogados em locais proibidos, como vias públicas”, acrescenta a pasta.
A pasta também ressaltou a importância da participação da população, especialmente para denunciar pessoas que descartam lixo de forma inadequada nas ruas e canteiros da capital. As denúncias devem ser encaminhadas para a Patrulha Ambiental da GCM (Guarda Civil Metropolitana) por meio do número 156.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.