Prefeitura inicia obra em rua "engolida" por cratera na Chácara dos Poderes
Moradores do bairro acompanharam o início das obras e relataram outros problemas
A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), iniciou nesta segunda-feira (13) os reparos da estrada SE1, na Chácara dos Poderes, na Capital. As equipes estão trabalhando na limpeza e desobstrução do local para colocação do material de nivelamento da voçoroca.
A correção das caixas de contenção da bacia na rua de cima, a NE2. De acordo com a prefeitura, as medidas visam solucionar os problemas de erosão e alagamentos que afetam os moradores da região.
Moradores do bairro também acompanharam na tarde de hoje (13) o início da reforma da estrada SE1 e relataram ao Campo Grande News que estão cansados de conviver com os transtornos causados pelas chuvas. Os principais problemas enfrentados pelos moradores são a falta de drenagem pluvial adequada, falta de energia elétrica e a dificuldade de acesso ao bairro.
Recorrência - A psicóloga Daicy Saldanha, de 60 anos, afirma que vive na região há oito anos e relata que constantemente os moradores ficam ilhados em dias de chuva. Ela afirma que tem medo de que o lugar desabe.
Outro morador, João Cruz, um aposentado de 65 anos, relata que quando chove, o bairro fica sem energia elétrica e as ruas se tornam intransitáveis. Ele reclama que o bairro possui mais de 600 chácaras, todas com IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) no valor de 5 mil reais para cima, mas que a prefeitura não presta os serviços necessários para a população.
A advogada Maria Felipa, de 65 anos, também se queixa da falta de qualidade dos serviços prestados pela prefeitura. Ela afirma que já é a quinta vez que acontecem problemas desse tipo somente este ano e que a prefeitura apenas faz obras para “inglês ver”.
Os moradores da região acreditam que a solução para os problemas é a contenção da água que vem do Bairro Noroeste. Segundo eles, essa água vem muito forte e destrói tudo.
Interdição - Por meio de assessoria de imprensa, a Sisep afirmou que equipes estão percorrendo a cidade desde sábado (11), para realizar o levantamento dos pontos mais críticos e prejuízos causados pelas chuvas do final de semana.
A Agetran chegou a interditar com cavaletes e fita zebrada a SE1, na Chácara dos Poderes, via onde a chuva abriu cratera, na manhã desta segunda-feira (13). Entretanto, os moradores afastaram os materiais e continuaram circulando pela via, apesar da erosão. A via continua interditada pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), com trânsito liberado apenas na rota alternativa, via Rua Água Azul.
Jardim Noroeste - A Prefeitura de Campo Grande informou que a pavimentação e drenagem do Jardim Noroeste já foi licitada no valor de R$ 9.406.691,60 e aguarda a liberação por parte da CEF (Caixa Econômica Federal) para dar início às obras. Os recursos ainda não foram liberados porque a CEF está realizando a análise do processo licitatório.
A obra tem como objetivo ampliar a cobertura de pavimentação e drenagem, beneficiando a região e o grande número de famílias que residem na localidade. Além disso, a região abaixo, como a Chácara dos Poderes, não sofrerá mais com enchentes como a registrada no último fim de semana.