Prefeitura inicia obra para pôr fim a erosão às margens da Gury Marques
Buraco também estava comprometendo a estrutura de um residencial da região
Obra que fará controle de erosão na nascente do Córrego da Gameleira, saída de São Paulo, às margens da Avenida Gury Marques, começou a ser executada na sexta-feira (2). O projeto que ficou aguardando por 10 anos a liberação de recursos passou por adequações.
Segundo a Sisep (Secretária Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), o buraco tem 6 metros de profundidade por 20 metros largura, e reduziu um trecho extenso do córrego, deixando apenas um filete de água. Além disso, o avanço da voçoroca coloca em risco parte da avenida Gury Marques e o residencial Novo Século.
Durante quatros anos a pasta estava despejando milhares de caminhões de aterro no local para conter o avanço do buraco. A obra que chegou a ser licitada há quatro anos parou porque a empreita que ganhou o projeto desistiu de dar continuidade.
Para solucionar o problema será contruído um vertedouro de cinco metros, em forma de tulipa, será feito um dissipador de energia (uma espécie de escada para reduzir a velocidade da água) logo após a travessia da avenida. O buraco será parcialmente aterrado e sobre ele está programada a construção de 14 barragens ao longo do buraco com 1,5 metro de altura.