ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  15    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Prefeitura inicia obras contra alagamentos no Zé Pereira e Aero Rancho

Obras começaram na terça-feira, com a recomposição do canal do córrego Imbirussu, no bairro Zé Pereira

Por Mylena Fraiha | 03/02/2024 09:38
Com o uso de escavadeiras hidráulicas, Prefeitura inicia obras no córrego Imbirussu, no bairro Zé Pereira (Foto: Divulgação)
Com o uso de escavadeiras hidráulicas, Prefeitura inicia obras no córrego Imbirussu, no bairro Zé Pereira (Foto: Divulgação)

Após problemas recorrentes em períodos de chuva, a prefeitura iniciou nesta semana obras para conter erosões e acabar com os alagamentos em pontos críticos dos córregos Imbirussu e Anhanduí. Os trabalhos começaram na terça-feira (30), com foco na recomposição do canal do córrego Imbirussu, localizado na região do bairro Zé Pereira.

Segundo informações da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), as intervenções estão concentradas em um trecho de 314 metros entre as ruas Vanderlei Pavão e Pinto D'Água.

Nesse local, foi iniciada a obra de recomposição do córrego, com a abertura de um canal de 10 metros de largura e 2,5 metros de profundidade, aproximadamente. O assoreamento havia comprometido o leito natural do córrego e gerava alagamentos frequentes na Avenida José Barbosa Rodrigues, especialmente durante períodos de chuvas intensas.

O último incidente noticiado pelo Campo Grande News ocorreu em 22 de janeiro deste ano, quando uma chuva intensa resultou no alagamento do córrego Imbirussu. A água invadiu a pista e a calçada de residências e estabelecimentos comerciais locais. Em menos de uma hora, a via ficou totalmente inundada e virou um “rio”.

De acordo com o marceneiro e morador do bairro, Marcelo Caetano Dias, de 54 anos, o problema era frequente na região. “Vocês não viram nada ainda. Essa água atravessa o outro lado da rua e atinge as paredes dentro do estabelecimento. Estou aqui desde 2005, mas toda essa situação começou a se agravar há uns dois ou três anos, acredito que devido ao assoreamento".

Marcelo explica que durante as fortes chuvas, eles são forçados a permanecer dentro da marcenaria. "Quando chove muito, nós ficamos até tarde porque não temos condição de sair da marcenaria. Ficamos presos aqui e a água entra por baixo do portão".

Outras obras - Além das obras no córrego Imbirussu, a Sisep iniciou, na sexta-feira (2), a contenção de uma erosão no córrego Anhanduí, na Avenida Thyrson de Almeida, no Bairro Aero Rancho. O foco da intervenção é o conserto da tubulação do sistema de captação de águas pluviais e a contenção da erosão, que já se aproximava da via pública.

Em nota divulgada à imprensa, a Prefeitura aponta que planeja realizar outras obras de contenção de erosões em pontos críticos dos córregos da cidade.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias