ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, TERÇA  03    CAMPO GRANDE 37º

Capital

Prefeitura inicia obras contra alagamentos no Zé Pereira e Aero Rancho

Obras começaram na terça-feira, com a recomposição do canal do córrego Imbirussu, no bairro Zé Pereira

Por Mylena Fraiha | 03/02/2024 09:38
Com o uso de escavadeiras hidráulicas, Prefeitura inicia obras no córrego Imbirussu, no bairro Zé Pereira (Foto: Divulgação)
Com o uso de escavadeiras hidráulicas, Prefeitura inicia obras no córrego Imbirussu, no bairro Zé Pereira (Foto: Divulgação)

Após problemas recorrentes em períodos de chuva, a prefeitura iniciou nesta semana obras para conter erosões e acabar com os alagamentos em pontos críticos dos córregos Imbirussu e Anhanduí. Os trabalhos começaram na terça-feira (30), com foco na recomposição do canal do córrego Imbirussu, localizado na região do bairro Zé Pereira.

Segundo informações da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), as intervenções estão concentradas em um trecho de 314 metros entre as ruas Vanderlei Pavão e Pinto D'Água.

Nesse local, foi iniciada a obra de recomposição do córrego, com a abertura de um canal de 10 metros de largura e 2,5 metros de profundidade, aproximadamente. O assoreamento havia comprometido o leito natural do córrego e gerava alagamentos frequentes na Avenida José Barbosa Rodrigues, especialmente durante períodos de chuvas intensas.

O último incidente noticiado pelo Campo Grande News ocorreu em 22 de janeiro deste ano, quando uma chuva intensa resultou no alagamento do córrego Imbirussu. A água invadiu a pista e a calçada de residências e estabelecimentos comerciais locais. Em menos de uma hora, a via ficou totalmente inundada e virou um “rio”.

De acordo com o marceneiro e morador do bairro, Marcelo Caetano Dias, de 54 anos, o problema era frequente na região. “Vocês não viram nada ainda. Essa água atravessa o outro lado da rua e atinge as paredes dentro do estabelecimento. Estou aqui desde 2005, mas toda essa situação começou a se agravar há uns dois ou três anos, acredito que devido ao assoreamento".

Marcelo explica que durante as fortes chuvas, eles são forçados a permanecer dentro da marcenaria. "Quando chove muito, nós ficamos até tarde porque não temos condição de sair da marcenaria. Ficamos presos aqui e a água entra por baixo do portão".

Outras obras - Além das obras no córrego Imbirussu, a Sisep iniciou, na sexta-feira (2), a contenção de uma erosão no córrego Anhanduí, na Avenida Thyrson de Almeida, no Bairro Aero Rancho. O foco da intervenção é o conserto da tubulação do sistema de captação de águas pluviais e a contenção da erosão, que já se aproximava da via pública.

Em nota divulgada à imprensa, a Prefeitura aponta que planeja realizar outras obras de contenção de erosões em pontos críticos dos córregos da cidade.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias