Prefeitura realiza mais uma limpeza no Ceuzinho e cobra conscientização
Apesar de integrar uma área de preservação, a cachoeira vinha enfrentando problemas de acúmulo de lixo
Nesta quinta-feira (25), a Prefeitura de Campo Grande realizou uma operação de limpeza no entono da Cachoeira do Ceuzinho, que estava com muito lixo acumulado, mesmo sendo parte da APA (Área de Proteção Ambiental) da Bacia do Córrego Ceroula.
Apesar de integrar uma área de preservação, a cachoeira vinha enfrentando problemas relacionados ao aumento do fluxo de novos visitantes. Frequentadores mais antigos relataram a presença constante de garrafas de vidro, latas de cerveja descartadas de forma irregular, além de resto de fogueiras improvisadas e carros com som alto, que afetavam a fauna local.
Além de realizar a limpeza do lixo espalhado, a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) reforçou a necessidade de conscientização por parte dos frequentadores, para que não descartem resíduos no local, auxiliando na preservação.
Novo parque - No dia 28 de agosto de 2023, a prefeitura inaugurou a Pedra Fundamental no local, que está inserido na APA da Bacia do Córrego Ceroula para a criação do Parque Turístico Municipal. Com um investimento estimado de R$ 9,5 milhões, o projeto abrange 28 hectares e inclui quatro cachoeiras.
O projeto visava equilibrar infraestrutura e preservação, com a implementação de quiosques, redários, playground, museus, restaurantes e apoio para trilhas. De acordo com a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), o Parque Cachoeira do Ceuzinho ainda está em fase de projeto.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.