Prefeitura recolhe 7 toneladas de lixo espalhados pelas ruas da Capital por dia
Campo Grande conta com cinco ecopontos para receber de restos de construção a móveis velhos
Embora a cidade conte hoje com cinco ecopontos, a Prefeitura de Campo Grande recolhe das ruas e terrenos abandonados da Capital cerca de 7 toneladas de lixo por dia. Os resíduos poderiam ser destinados a qualquer um dos depósitos, mas acabam sendo descartados em locais irregulares.
De acordo com a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Público), boa parte do material recolhido poderia ser encaminhado para a reciclagem se descartado de maneira correta, o que evitaria problemas como poluição, entupimento de bueiros em época de chuva e, consequentemente, alagamentos.
“Nós realizamos esse serviço, mas é preciso que a população crie esse hábito de separar o lixo orgânico do reciclável e também da correta destinação. O lixo na rua, além de causar poluição visual e entupimento dos bueiros porque a chuva arrasta esse material até que ele entupa tudo, também atrai vetores de doenças como ratos ou mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus”, afirma o secretário de Infraestrutura, Domingos Sahib Neto.
Serviço – Os ecopontos de Campo Grande estão nos seguintes endereços: Rua Sagarana com Avenida José Barbosa Hugo Rodrigues, no Jardim Panamá; Rua Piraputanga, esquina com Rua Guarulhos, no Jardim Noroeste; Rua Pacajus, 194, no Nova Lima; Avenida Roseira, no Bairro União; e na Rua Copaíba, nas Moreninhas.
Esses locais recebem recicláveis como metais, plástico, vidro, papel e papelão, além de resíduos gerados em construções, demolições e pequenas reformas, volumosos (mobílias, sucatas, sofás, geladeiras, guarda-roupas, madeiras) e resíduos provenientes de poda de árvores.
O acesso aos ecopontos é gratuito e a entrega é voluntária. O limite de descarte diário é de um metro cúbico por usuário. O horário de funcionamento é de segunda a sábado das 8h às 18h.
A Sisep ressalta ainda que a população pode acionar a Guarda Civil Metropolitana por meio do telefone 153, para denunciar o descarte irregular e o autor seja autuado em flagrante. Outro canal disponível é o Fala CG no 156.
A população pode também usar os serviços da coleta seletiva para os recicláveis. O cronograma e os locais por onde esse serviço é oferecido pode ser consultado no quadro abaixo: