Separe seu lixo e tenha adubo orgânico para suas plantas
É possível ter uma “fábrica de adubos” perto da cozinha. Fazer compostagem é mais fácil do que a gente imagina
Neste vídeo eu mostro como faço a separação do lixo na minha cozinha e transformo tudo em material rico em nutrientes para as minhas plantas. A compostagem me acompanha faz um tempão e cada vez mais me apaixono pela transformação dos restos vegetais, guardanapos e borra de café em um adubo completo para as plantas.
O grande segredo para a compostagem resultar em um bom adubo para as plantas é o equilíbrio entre o material seco (podas, restos de gramas, folhas, gravetos) e o material úmido ( cascas de frutas, de legumes, hortaliças, guardanapos usados, borra de café) . Sempre coloque o dobro ou o tripo da quantidade de material seco (rico em carbono) para uma quantidade de material úmido (rico em nitrogênio). Você pode usar também serragem para equilibrar a compostagem, no lugar da grama seca.
No final, reduzimos em quase 70 por cento do nosso lixo transformando em adubo orgânico. Fechamos um ciclo maravilhoso com a compostagem.
(*) Márcia Chiad é Jornalista, Agricultora Urbana, apaixonada por plantas comestíveis e idealizadora do Recanto das Ervas. Siga nas redes: @marciachiad e @recantodaservas. Acesse: www.marciachiad.com.br.