Prefeitura vacina cães e gatos contra a raiva na Praça Ary Coelho
Campanha de conscientização acontece das 8h às 17h
Durante campanha educativa da Prefeitura de Campo Grande realiza sobre a raiva, nesta quarta-feira (28), técnicos do CCZ (Centro de Combate a Zoonoses) vacinarão cães e gatos na Praça Ary Coelho. A ação acontece das 8h às 17h.
Também será realizada exposição de material educativo, com participação de outras instituições parceiras, como demonstração de cães do Canil do Choque da Polícia Militar e da Guarda Municipal.
Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), a vacinação de cães e gatos é a maneira mais confiável, sustentável e de custo eficaz para prevenir a raiva nas pessoas. Vacinar os animais da família contra a raiva ajuda a proteger todos.
Em Campo Grande, o último caso de raiva humana foi registrado em 1968 e 20 anos depois, o último caso da raiva canina. Mas, em 2011, aconteceu um caso da doença em cão.
Já a raiva em morcegos é mais comum. Em 2001, foram 48 casos positivos para o vírus na Capital.
No Estado, porém, houve surto da raiva canina no ano passado e um homem, morador de Corumbá e que contraiu a doença na cidade a 417 km de Campo Grande, morreu.
A raiva é uma doença viral que é transmitida através da saliva ou tecidos do sistema nervoso de um mamífero infectado para outro mamífero, geralmente através de uma mordida ou arranhão.