ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SEGUNDA  14    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Presença da Guarda Civil em bairro trouxe tranquilidade, dizem moradores

Em 10 meses, central da força municipal de segurança recebeu 57 mil pedidos de socorro

Por Jackeline Oliveira | 22/10/2023 11:27

Central de monitoramento da Guarda Civil Metropolitana (Foto: Divulgação Prefeitura)
Central de monitoramento da Guarda Civil Metropolitana (Foto: Divulgação Prefeitura)

Com quase 30 mil registros de ocorrência, atuação da Guarda Civil Metropolitana garante segurança nos bairros. A região da Chácara das Mansões já registrou redução de crimes desde a fixação do núcleo operacional no local, segundo moradores.

De acordo com a Prefeitura de Campo Grande, que vive no bairro localizado no extremo sul da Capital, depois das Moreninhas, vive sensação de segurança depois que equipes da GCM (Guarda Civil Metropolitana) foram fixadas com um núcleo operacional na região.

Quem entende do assunto, arrisca até um percentual de redução na criminalidade. “A Guarda vem fazendo um trabalho muito bom, e de fato, hoje a gente sente essa segurança com a presença deles. Extinguiu em 80% a 90% a criminalidade aqui. Estamos sendo vistos em várias áreas, hoje mesmo temos manutenção das vias e iluminação pública, que é feita periodicamente", afirma o sargento reformado da Polícia Militar, Antônio de Souza Filho, morador do bairro há 1 ano e 8 meses.

A instalação do base também levou tranquilidade para os comerciantes do bairro, que fica à beira da rodovia BR-163. “Com esse trabalho permanente e as rondas passando pelos comércios e pelas casas, o suspeito pensa duas vezes antes de agir, porque sabe que será pego”, afirma o comerciante Luiz Antônio Tedesco.

O serviço de denúncia e solicitação de atendimento da Guarda Civil é feito através do telefone 153 e segundo a Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social), de janeiro até o dia 11 de outubro, foram registradas mais de 57 mil ligações.

Entre as ocorrências recebidas, os atendimentos vão desde rondas escolares, registros de ocorrências criminais a salvamento e resgate de animais. Além disso, as equipes vêm trabalhando com reforço fixo na segurança de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e de 90 das 205 escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino) em Campo Grande.

Para o secretário especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), Anderson Gonzaga da Silva Assis, os resultados positivos da segurança pública são frutos de um trabalho conjunto entre todas as forças subordinadas à Prefeitura, ao Estado e à União.

 “Segurança pública, como o nome já diz, é um dever do Estado, União e municípios. Assim sendo, a responsabilidade e o dever são de todas as forças de segurança. O resultado do aumento ou diminuição da criminalidade são frutos desses trabalhos em conjunto”, finaliza Assis.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias