Procon fiscaliza lojas para cliente não ser tapeado no Dia dos Pais
Intuito é averiguar se os produtos estão precificados e se propagandas não são enganosas
Para evitar fraudes e propagandas enganosas em datas comemorativas, o Procon Municipal realiza a fiscalização de lojas em shoppings da Capital, nesta quarta-feira (9). O intuito é averiguar se os produtos e promoções, referentes ao Dia dos Pais, estão dentro dos parâmetros legais de venda, como a precificação disponível ao consumidor, por exemplo.
O órgão comenta que a operação é rotineira e feita antes de todos os feriados comerciais. Michele Bruning diretora adjunta do Procon, afirma que muitos desconhecem preceitos básicos presentes no Código de Defesa do Consumidor.
“Quando a gente orienta, eles vão começar a respeitar o código de defesa do consumidor por quê? Porque eles já sabem, então a gente não vai chegar para puni-lo por algo que ele deveria saber mais a partir do momento que a gente orienta a gente pode cobrar mas eu já te orientei, como que você não está fazendo entende?”, pontua.
Berson Barros, diretor de fiscalização, fala que os erros mais comuns encontrados nos estabelecimentos, além das propagandas enganosas, são a falta de preços nos produtos e a ausência de explicação sobre a forma de pagamento nas peças publicitárias.
“Por exemplo, um anúncio na vitrine de 50% de desconto, a gente entra na loja pede pro vendedor ou responsável da loja indicar quais são esses produtos e algumas vezes acaba não encontrando, então figura uma publicidade enganosa. Esses são os problemas mais comuns assim e nas vésperas de datas comemorativas. Tem um grande fluxo de consumidores e às vezes os lojistas acabam passando os limites, na ênfase de querer atrair o consumidor".
Quando o Procon encontra erros, eles são registrados e é feita a orientação ao dono do comércio, em primeira instância. Berson acrescenta que depois disso a equipe volta ao local e caso o erro ainda permaneça, a empresa é autuada.
Nesta quarta-feira, a ação foi realizada no Shopping Campo Grande, mas deve ser feita no centro e outros shoppings.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.