Projeto quer estimular estudantes a doarem sangue para aumentar rede de apoio
Mato Grosso do Sul possui 331,4 mil doadores de sangue cadastrados, mas apenas 132 mil efetivos
Projeto ‘Doadores do Futuro’ quer estimular alunos da rede estadual de ensino a doarem sangue e aumentar o apoio a quem precisa das bolsas no Estado. A campanha consiste na promoção de cursos, seminários e campanhas tanto para os estudantes quanto para os familiares e comunidade. Ela pretende conscientizar sobre a importância da doação voluntária e como construir o conceito de empatia nos jovens.
O deputado Paulo Duarte (PSB), autor da proposta de lei, explica que as ações educativas formarão, como o nome do projeto anuncia, “futuros doadores comprometidos com a solidariedade e a saúde da comunidade, despertando a consciência cidadã dos alunos, incentivando-os a doar sangue e a compartilhar a mensagem de vida com seus pais, amigos e familiares”.
A ação poderá ser feita com parceria entre a rede de educação e empresas de iniciativa privada. Conforme o texto, as atividades deverão ocorrer no período de aulas, “de forma a sensibilizar e estimular desde cedo os cidadãos que, num futuro próximo, poderão se tornar doadores de sangue. Também estaremos contribuindo para que o número de doações aumente consideravelmente”, explica o parlamentar".
Em Mato Grosso do Sul, o Hemosul possui 331,4 mil doadores de sangue cadastrados, entretanto, apenas 132 mil deles são doadores efetivos. A hemorrede estadual conta com 12 centros de coleta: em Campo Grande (Hemosul Coordenador, Hemosul Hospital Regional e Hemosul Santa Casa), Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas, Paranaíba, Coxim, Corumbá, Nova Andradina, Naviraí e Aquidauana.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.