Quarta-Feira de Cinzas aumenta confissões e pedidos de bençãos
Santuário Perpétuo Socorro estava lotado nesta manhã, nesta tradicional missa para a igreja católica
Na tradicional Quarta-Feira de Cinzas, os fiéis lotaram o Santuário Perpétuo Socorro para pedir bênçãos e já começar os preparativos para “Quaresma”, período de 40 dias de provações e votos de compromisso. Neste primeiro dia após o Carnaval, os católicos abrem temporada de “reflexão”, que também é marcada pelo aumento de confissões na igreja.
Para o casal Joaquim da Silva, de 57 anos, e a esposa Regina de Oliveira, 52, a vinda à missa da quarta-feira de cinzas, é para pedir bênçãos para família, como saúde e também melhoria financeira. Ela inclusive revelou que está na fila de espera para uma cirurgia de vesícula, e que tem fé que as coisas vão se resolver em breve.
Lídia Maria Dias, 68, disse que agora é “tempo de refletir”, orar muito, para ter mais contato com Deus, além de confessar os pecados. “O que sempre peço é saúde, que é o mais importante”. Já Taiane Takahashe, 36, disse que está todas as quartas-feiras no Santuário, independente das datas especiais. “Não sigo alguma regra na Quaresma, mas respeito quem se dedica durante este período”.
Quaresma – O padre Reginaldo Padilha, reitor do Santuário, disse que a quarta-feira de cinzas, também marca o começo do período de Quaresma, que representa os 40 dias que Jesus ficou no deserto, para depois ser crucificado e ressuscitar. “Antecede a maior festa litúrgica da igreja, que é a Páscoa, e a ressuscitação de Cristo”.
Ele ponderou que este período deve ser de “preparação”, onde o cristão terá que se dedicar a oração, para ficar mais próximo de Deus, a “caridade”, tendo afeto e preocupação com o outro, assim como o jejum. “Não é apenas abdicar de algo que gosta de fazer ou comer, mas de algo que vai mudar sua vida”.
Reginaldo ainda contou que na quarta-feira de cinzas e neste período de Quaresma, é o momento que mais existem confissões na igreja, tanto que hoje alguns padres estarão disponíveis das 6h até às 19h. “Muitas pessoas deixam para fazer as confissões durante esta época, já é uma tradição”.
Confira a galeria de imagens: