Quarta-feira de Cinzas inicia "tempo de reflexão" para católicos
No primeiro dia da quaresma, fiéis lotaram o Santuário Perpétuo Socorro para pedir bençãos
A Quarta-feira de Cinzas inicia o "tempo de reflexão" para os católicos. No primeiro dia da Quaresma, na manhã de hoje (26), os fiéis lotaram o Santuário Perpétuo Socorro para pedir bênçãos e se preparar para a Páscoa, principal celebração do cristianismo.
Para o casal Adriana Marques, de 65 anos, e o marido Ademir Garcia de Medeiros, de 65 anos, a quaresma um período para refletir sobre o dia a dia. Eles contam que escolherão não fazer penitências. "Não adianta vir aqui, deixar de comer isso ou aquilo e não praticar o bem", aponta Adriana.
Já a psicologa Grazielle Mosena, de 32 anos, não deixará de fazer a penitência. "A quaresma é um momento de reflexão, de sacrifícios e de promessas. Eu costumo ficar sem álcool, porque faz mal, mas esse ainda ainda não decidir o que vou deixar de fazer durante os 40 dias", conta.
O administrador Juliano Ricardo Ferraz, de 43 anos, destaca a importância de ter um tempo próprio para a reflexão. O fiel já chegou decidido. "Vou tentar fazer a missa diária e deixar de lado a bebida", diz.
A professora Rosane Arruda, de 54 anos, aproveitou a tradicional novena do santuário para começar a quaresma com pedidos de bênçãos. "Eu vou fazer um pedido familiar, para que Nossa Senhora ilumine meu sobrinho, proteja e cuide dele. Também vou pedir por uma cirurgia e agradecer pelo aniversário da minha mãe, que vai completar 76 anos", diz.
Sobre a penitência, ela conta que ainda está pensando qual sacrifício irá fazer nos próximos 40 dias da Quaresma. "Vou fazer um plano com Nossa Senhora".
Preparação - O padre Reginaldo Padilha, reitor do Santuário, explica que a Quaresma é o período em que a igreja se prepara para a Páscoa. "Ela começa justamente com a quarta-feira de cinzas, com a imposição das cinzas e durante os quarenta dias nós temos a oportunidade de preparar a nossa vida", afirma.