Quatro unidades de saúde abrem testagem "ouro" para coronavírus na Capital
Testagem será agendada pelo profissional de saúde após consulta do paciente na unidade
Coletas para exame RT-PCR começaram a ser realizadas nesta terça-feira (8) em quatro USFs (Unidades de Saúde da Família) de Campo Grande. O exame é considerado padrão ourono diagnóstico da covid-19 e a capacidade média é de 100 testes por dia ao todo nas quatro unidades.
Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) a demanda é espontânea, mas o paciente precisa estar no terceiro dia de sintomas e passar pela avaliação médica.
“Iniciamos o piloto nas quatro unidades. O paciente precisa estar a partir do terceiro dia de sintomas e passar pela avaliação profissional, que indicará para a testagem no dia seguinte a consulta”, explicou através da assessoria.
Para o secretário municipal de Saúde, a testagem é importante para a redução da transmissão da covid-19. “A testagem massiva é importante para que consigamos reduzir ao máximo a transmissão do vírus, fazendo com que todos os casos positivos permaneçam em isolamento”, explicou José Mauro Filho.
As coletas estão sendo realizadas a partir de hoje nas unidades de saúde da família do Tiradentes, 26 de Agosto, Parque do Sol e Jardim Batistão e a previsão, segundo a pasta, é que nas próximas semanas mais unidades passem a realizar a coleta do exame.