Bicicletas já são permitidas no Parque das Nações Indígenas, mas com limites
Reivindicação antiga dos frequentadores do Parque das Nações Indígenas, na avenida Afonso Pena, em Campo Grande, foi atendida e passa a valer a partir de agora, com a publicação do novo regulamento da área de lazer, que saiu hoje no Diário Oficial. As bicicletas, skates patins e patinetes, que sempre foram vetados, agora vão poder transitar no espaço, em área delimitada.
A mudança na regra coincide com a revitalização do parque, entregue esta semana, quando foi assinada a ordem de serviço para as obras do Aquário do Pantanal. As bicicletas só poderão trafegar na ciclovia delimitada no espaço e a entrada com estes veículos poderá ser feita pelos portais Guarani, na Avenida Afonso Pena, e Kadiwéu, na Antônio Maria Coelho.
A velocidade deve ficar abaixo dos dez quilômetros e as crianças de até 10 anos, conforme o regulamento, devem estar acompanhadas de adultos.
A prática de caminhada e corrida é livre, conforme o texto. Soltar pipa pode, desde que não tenha cerol. Jogar vôlei, futebol, basquete e outros esportes pode, mas não nos gramados, apenas nas quadras poliesportivas.
O comércio de produtos no estacionamento, conforme as regras, exige autorização do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), responsável pelo parque.
Também é necessário autorização para distribuir material publicitário e para realizar eventos e apresentações culturais no local.
Não pode- O regulamento mantém uma lista grande de proibições para os frequentadores do Parque das Nações.
É proibido levar animais, nadar no lago, retirar flores, mudas ou plantas, exceto em casos de pesquis científica autorizada pelo Imasul.
Entrar na mata ciliar também é vetado, assim como caçar e pescar e montar barracas para acampamento. Molestar ou alimentar animais são ações vetadas.
Bebida alcoólica e recipientes de vidro não podem ser levados para o parque.
O regulamento afirma que descumprir as regras pode acarretar ação de responsabilide contra o infrator.
O parque abre das 6h às 22h e, na segunda-feira, a entrada pode ser feita apenas pela entrada da avenida Afonso Pena.
Confira outras proibições
-Transitar alcoolizado ou provocar tumulto de qualquer natureza;
-Usar, sem autorização, alto-falantes ou outros aparelhos de som amplificado;
-Comercializar qualquer tipo de produto dentro da área.
-Operar miniaturas de veículos terrestres, barcos ou aeroplanos de modelismo.