"RG do autista" garante direitos; saiba como emitir o documento na Capital
De 2020 para cá, mais de 2 mil identificações foram confeccionadas em Campo Grande
Pessoas de qualquer idade diagnosticadas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) podem emitir uma carteirinha de identificação junto à Prefeitura de Campo Grande. Conhecido como "RG do autista", o documento é gratuito.
De janeiro a agosto deste ano, foram emitidas 358 unidades, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Assistência Social de Campo Grande. Já são mais de 2 mil entregues às pessoas autistas desde 2020, ano de publicação do decreto municipal que regulamenta direitos de pessoas com deficiência, incluindo as que têm TEA.
Apresentar a carteirinha facilita o acesso a direitos como a meia-entrada em eventos culturais e atendimento preferencial em postos de saúde ou em supermercados, por exemplo.
Além disso, o documento pode ajudar a localizar o responsável da pessoa com autismo, caso aconteça de ela se perder. Há dados pessoais como nome, endereço e número de telefone preenchidos para entrar em contato e avisar.
Como solicitar - Na Capital, o pedido tem que ser feito pessoalmente em qualquer Cras (Centro de Referência de Assistência Social), pela própria pessoa com autista ou seu responsável.
Um cadastro inicial é realizado no local, mediante a apresentação dos seguintes documentos:
Da pessoa com autismo
- Laudo Médico com CID;
- RG ou certidão de nascimento;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Tipagem sanguínea;
- Laudo médico;
- Cartão do SUS;
- 1 foto 3x4.
Do responsável ou cuidador
- RG e CPF, ou CNH.
Onde retirar - Quando o cadastro for concluído, a carteirinha poderá ser retirada na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social. Basta apresentar o protocolo que foi dado no Cras e uma outra foto 3x4.
A secretaria está localizada na Rua dos Barbosas, 321, no Bairro Amambaí, em Campo Grande.
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