ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Saúde reabre laboratório para análise da qualidade da água na Capital

Intenção é coletar, por semana, 27 amostras em pontos com grande circulação de pessoas por semana

Liniker Ribeiro e Maressa Mendonça | 07/11/2019 15:33
Saúde reabre laboratório para análise da qualidade da água na Capital
Servidora trabalhando em laboratório que analisará qualidade da água, na Capital (Foto: Maressa Mendonça)

Para garantir a qualidade da água que chega às casas dos campo-grandenses, equipes da Secretaria de Saúde intensificarão as análises feitas por meio de amostras colhidas em diferentes pontos da cidade. Os testes agora serão feitos em um laboratório destinado exclusivamente à análise, fechado há dois anos para readequações. A expectativa é analisar ao menos 27 amostras por semana, de acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

A reinauguração do espaço, que funcionará nas dependências do Labcem (Laboratório Central Municipal), foi na tarde desta quinta-feira (7). O trabalho desenvolvido no local será um complemento ao serviço já realizado pela Águas Guariroba, concessionária responsável pela distribuição de água na Capital. “A gente faz o monitoramento e vigilância do que é fornecido pela concessionária”, explicou a superintendente vigilância saúde, Veruska Lahdo.

Além de coletar amostras, os servidores estarão preparados para atender demandas da população. A ouvidoria da Sesau seguirá disponível para denúncias quanto a possíveis reclamações quanto a qualidade da água.

Conforme a prefeitura, a análise será realizada por meio de amostras coletadas no cavalete de locais de grande circulação de pessoas e de atendimento público, como escolas, unidades de saúde, centros comerciais, praças e parques públicos.

Conforme recomendação do Ministério da Saúde são necessárias 636 amostras por ano. Até o momento, já foram realizadas 550 este ano. Dentro das análises, é avaliada a turbidez, coliformes totais e fecais, fluoretação (presença de flúor) e outras características físico-químicas, como odor e cor.

Reclamações e denúncias podem ser feitas por meio da ouvidoria da Sesau. O contato é feito pelo telefone 3314-9955.

Nos siga no Google Notícias