ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Saúde reabre laboratório para análise da qualidade da água na Capital

Intenção é coletar, por semana, 27 amostras em pontos com grande circulação de pessoas por semana

Liniker Ribeiro e Maressa Mendonça | 07/11/2019 15:33
Servidora trabalhando em laboratório que analisará qualidade da água, na Capital (Foto: Maressa Mendonça)
Servidora trabalhando em laboratório que analisará qualidade da água, na Capital (Foto: Maressa Mendonça)

Para garantir a qualidade da água que chega às casas dos campo-grandenses, equipes da Secretaria de Saúde intensificarão as análises feitas por meio de amostras colhidas em diferentes pontos da cidade. Os testes agora serão feitos em um laboratório destinado exclusivamente à análise, fechado há dois anos para readequações. A expectativa é analisar ao menos 27 amostras por semana, de acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

A reinauguração do espaço, que funcionará nas dependências do Labcem (Laboratório Central Municipal), foi na tarde desta quinta-feira (7). O trabalho desenvolvido no local será um complemento ao serviço já realizado pela Águas Guariroba, concessionária responsável pela distribuição de água na Capital. “A gente faz o monitoramento e vigilância do que é fornecido pela concessionária”, explicou a superintendente vigilância saúde, Veruska Lahdo.

Além de coletar amostras, os servidores estarão preparados para atender demandas da população. A ouvidoria da Sesau seguirá disponível para denúncias quanto a possíveis reclamações quanto a qualidade da água.

Conforme a prefeitura, a análise será realizada por meio de amostras coletadas no cavalete de locais de grande circulação de pessoas e de atendimento público, como escolas, unidades de saúde, centros comerciais, praças e parques públicos.

Conforme recomendação do Ministério da Saúde são necessárias 636 amostras por ano. Até o momento, já foram realizadas 550 este ano. Dentro das análises, é avaliada a turbidez, coliformes totais e fecais, fluoretação (presença de flúor) e outras características físico-químicas, como odor e cor.

Reclamações e denúncias podem ser feitas por meio da ouvidoria da Sesau. O contato é feito pelo telefone 3314-9955.

Nos siga no Google Notícias