ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Se pintar quarteirão não pode, por que no shopping toda faixa é amarela?

Na quarta-feira (7), dono de restaurante pintou uma quadra inteira de amarelo, impedindo estacionamento de veículos na área

Clayton Neves | 09/10/2020 17:52
Se pintar quarteirão não pode, por que no shopping toda faixa é amarela?
Veículos estacionados em faixa amarela na Rua Paulo Coelho Machado, na lateral do Shopping Campo Grande. (Foto: Paulo Francis / Arquivo)

Iniciativa de um comerciante de transformar em faixa amarela toda uma quadra da Rua Antônio Maria Coelho, trouxe à tona questionamentos sobre a organização das normas de trânsito nas vias de Campo Grande. Pelo canal Direto das Ruas, leitores comentaram o caso e fizeram o seguinte questionamento. Se pintar o quarteirão não pode, por que todo meio-fio nas laterais dos shoppings são faixas amarelas?

Se pintar quarteirão não pode, por que no shopping toda faixa é amarela?
Nas Rua Cubatão, ao lado do Shopping Norte Sul Paza, veículos também estacionam em local não permitido. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Segundo as normas de trânsito brasileiras, o estacionamento e parada de veículos são proibidos em locais sinalizados com a faixa amarela. Em Campo Grande, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) é o órgão responsável pelas demarcações.

Janine de Lima Bruno, diretor-presidente da pasta, explica que a decisão sobre estacionamento é tomada após estudo técnico que leva em conta principalmente o fluxo de veículos no local.

No caso dos shoppings, que ficam em vias movimentadas, Janine afirma que é preciso deixar todas as faixas livres para o tráfego, garantindo mais fluidez ao trânsito.

Se pintar quarteirão não pode, por que no shopping toda faixa é amarela?
Para não pagar estacionamento, veículo para em frente canteiro de uma das entradas do shopping Bosque dos Ipês. (Foto: Paulo Francis / Arquivo)

“Já ouvi falar que é para favorecer o estacionamento dos shoppings, mas é uma questão puramente técnica. A gente tira o estacionamento para  deixar a faixa livre e encaixar o carro”, afirma.

A decisão da faixa amarela acontece também em ruas estreitas. Para abrir espaço essas vias tornam-se  mão única ou perdem a faixa de estacionamento para comportar fluxo de veículos.

“Não tem como permitir parar carro em um ponto que o carro precisa passar. Se você perceber, é assim próximo às rotatórias. Na região da Coca-Cola, a faixa amarela é da frente da UFMS até a rotatória”, pontua.

O caso - No início da tarde desta quarta feira (7), leitores encaminharam fotos do meio-fio em toda a extensão de uma quadra onde fica um restaurante na Rua Antônio Maria Coelho, no Centro. A faixa de "cabo a rabo" foi pintada de amarelo, onde segundo a lei de trânsito é proibido estacionar.

Segundo o restaurante, o que ocorreu foi um equívoco, porque a ideia era pintar apenas o piso tátil. O estabelecimento foi notificado e fará a retirada da pintura.

Nos siga no Google Notícias