Se pintar quarteirão não pode, por que no shopping toda faixa é amarela?
Na quarta-feira (7), dono de restaurante pintou uma quadra inteira de amarelo, impedindo estacionamento de veículos na área

Iniciativa de um comerciante de transformar em faixa amarela toda uma quadra da Rua Antônio Maria Coelho, trouxe à tona questionamentos sobre a organização das normas de trânsito nas vias de Campo Grande. Pelo canal Direto das Ruas, leitores comentaram o caso e fizeram o seguinte questionamento. Se pintar o quarteirão não pode, por que todo meio-fio nas laterais dos shoppings são faixas amarelas?

Segundo as normas de trânsito brasileiras, o estacionamento e parada de veículos são proibidos em locais sinalizados com a faixa amarela. Em Campo Grande, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) é o órgão responsável pelas demarcações.
Janine de Lima Bruno, diretor-presidente da pasta, explica que a decisão sobre estacionamento é tomada após estudo técnico que leva em conta principalmente o fluxo de veículos no local.
No caso dos shoppings, que ficam em vias movimentadas, Janine afirma que é preciso deixar todas as faixas livres para o tráfego, garantindo mais fluidez ao trânsito.

“Já ouvi falar que é para favorecer o estacionamento dos shoppings, mas é uma questão puramente técnica. A gente tira o estacionamento para deixar a faixa livre e encaixar o carro”, afirma.
A decisão da faixa amarela acontece também em ruas estreitas. Para abrir espaço essas vias tornam-se mão única ou perdem a faixa de estacionamento para comportar fluxo de veículos.
“Não tem como permitir parar carro em um ponto que o carro precisa passar. Se você perceber, é assim próximo às rotatórias. Na região da Coca-Cola, a faixa amarela é da frente da UFMS até a rotatória”, pontua.
O caso - No início da tarde desta quarta feira (7), leitores encaminharam fotos do meio-fio em toda a extensão de uma quadra onde fica um restaurante na Rua Antônio Maria Coelho, no Centro. A faixa de "cabo a rabo" foi pintada de amarelo, onde segundo a lei de trânsito é proibido estacionar.
Segundo o restaurante, o que ocorreu foi um equívoco, porque a ideia era pintar apenas o piso tátil. O estabelecimento foi notificado e fará a retirada da pintura.