Secretaria abre investigação para apurar falha em elevadores do HR
Secretário de Saúde, Geraldo Rezende, disse ter achado estranho o fato do problema recorrente não ter sido relatado
A “falha pontual” nos elevadores do Hospital Regional, em Campo Grande, resultou na abertura de procedimento administrativo para apurar responsabilidade de apenas um elevador estar em funcionamento há 15 dias.
Além do procedimento, o secretário Estadual de Saúde, Geraldo Rezende, disse que determinou projeto para construir elevador na parte externa, que irá auxiliar no transporte de pacientes pelo hospital, mas que irá atender, principalmente, a movimentação de pacientes com obesidade mórbida e precisam ser levados para procedimentos no hospital.
“Mais uma vez eu reputo isso como falha de gestão do hospital que nós queremos corrigir a tempo”, disse Rezende, que participa hoje de manhã, em reunião do PSDB, na sede do partido, em Campo Grande.
Sem apontar nomes, o secretário disse existir “determinados setores que não querem resolver situação do HR” e querem manter o status quo de “quanto pior, melhor”. Rezende criticou o fato de não ter sido avisado pela gestão do hospital do problema nos elevadores, que seria recorrente.
Rezende acrescentou que o problema poderia ter sido apresentado em novembro, quando o governo anunciou investimento de R$ 55 milhões, durante a posse da nova diretora, Rosana Leite de Melo no lugar de Eduardo de Souza.
“Porque até aquele momento não se colocou os elevadores como prioridade? É algo meio esquisito; se na sua casa você vai fazer reforma em determinado compartimento, porque você deixa algum setor da sua casa sem resolver? Tem algo estranho e nós vamos fazer procedimentos para verificar”, disse o secretário.
Só um – ontem, o Campo Grande News divulgou que apenas um elevador estava em funcionamento. Conforme funcionária do HR, que preferiu não se identificar, há cerca de 15 dias apenas um dos elevadores é utilizado. “Eu fique presa no elevador durante uma hora. Não tinha ninguém para fazer a manutenção”, relatou.
Um vídeo mostra a retirada de paciente do elevador entreaberto. É por este espaço que quatro funcionários retiram um paciente e o transferem para uma maca.
Por meio da assessoria de imprensa, o hospital informou que equipe da empresa terceirizada responsável pela manutenção dos elevadores está no HR desde a última sexta feira (dia 6) para solucionar o problema.
“Informamos que a falha pontual ocorreu, devido a antiguidade dos elevadores, mesmo com esta condição os equipamentos passam por manutenção periodicamente. As diretorias estudam as melhores formas de realizar as reformas necessárias. Entretanto, a parceria com o corpo de bombeiros se deu, solucionando a questão”.