ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Secretaria coloca pediatras em 15 postos para evitar ida à UPA

Famílias devem evitar visitas em casa e não levar bebês a locais com aglomeração, por causa de epidemia

Caroline Maldonado e Mariely Barros | 03/04/2023 11:32
Secretaria coloca pediatras em 15 postos para evitar ida à UPA
Titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Sando Benites, durante lançamento da vacinação contra a gripe, na UBS Doutor Pedro Felix de Souza, no Jardim Paradiso. (Foto: Henrique Kawaminami)

A superlotação de crianças, tanto em leitos particulares como públicos, é fruto de uma epidemia do vírus sincicial respiratório e a orientação é para que os pais não levem os bebês a locais com aglomeração, como praças e shoppings, e nem recebam visitas em casa. A recomendação é do titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Sandro Benites.

O secretário disse que 15 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estão com pediatras para atender sem agendamento e evitar que os bebês sejam levados às UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

As unidades atendem de segunda a sexta-feira. O horário de atendimento dos pediatras é das 7h às 19h. Não é preciso marcar, somente chegar e aguardar. Veja abaixo as unidades com pediatra.

Secretaria coloca pediatras em 15 postos para evitar ida à UPA
Arte: Lennon Almeida.

Sandro falou sobre o assunto durante lançamento da vacinação contra a influenza, na UBS Doutor Pedro Felix de Souza, no Jardim Paradiso.

Ele explicou que nos hospitais particulares, os médicos têm recomendado a mesma coisa, que as crianças sejam levadas diretamente à consulta com o pediatra ao invés do pronto atendimento. A ideia é prevenir o contágio de mais pessoas com o vírus.

“O alerta é para que não levem bebês aos shoppings, praças, feiras e não recebam ninguém em casa, porque estamos vivendo essas duas epidemias, do vírus sincicial e de dengue. Os adultos já têm resistência ao vírus sincicial”, comentou Sandro.

O secretário lembrou que os números referentes aos casos de gripe são semelhantes ao do ano passado, no entanto, desta vez, os bebês estão sendo mais acometidos.

“Se a criança estiver com sintomas de gripe, a orientação é não ir para escola. Segura a criança dois ou três dias dentro de casa, senão muitas crianças serão infectadas”, alertou Sandro.

Nos siga no Google Notícias