ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Sem projeto, Hospital Municipal lançado em setembro deve demorar mais que 1 ano

Em setembro, prefeitura anunciou uso de R$ 200 milhões para obra e cravou prazo de um ano

Por Caroline Maldonado | 27/11/2023 10:17
Leito do Hospital Santa Casa de Campo Grande, que atende pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde. (Foto: Divulgação/Santa Casa)
Leito do Hospital Santa Casa de Campo Grande, que atende pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde. (Foto: Divulgação/Santa Casa)

Anunciada há pouco mais de dois meses, a construção do Complexo Hospitalar e de Diagnóstico Municipal de Campo Grande ainda não tem data para começar. O local seria definido ainda em setembro, conforme divulgado pela prefeitura, mas, em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) respondeu que o projeto “está em fase de conclusão, sendo necessário aguardar a finalização das análises e estudos técnicos por parte do grupo instituído internamente”.

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), anunciou em coletiva de imprensa, no dia 14 de setembro, que as obras começarão ainda neste ano, por meio de PPP (Parceria Público-Privada) e investimento de R$ 200 milhões em uma área de 10.000 m².

O hospital será entregue em um ano, conforme o anúncio. O município vai disponibilizar o terreno e a empresa ficará responsável pela construção da estrutura e aparelhamento.

A PPP é o contrato administrativo de concessão, na modalidade patrocinada ou administrativa, conforme a Lei Federal 11.079, que institui normas gerais para a licitação com essa finalidade. A parceria pode ser administrativa (com recurso dos cofres públicos) ou patrocinada (parte do recurso público e outra parte paga por usuários do serviço).

O hospital foi anunciado como uma solução para a falta de leitos e fila de milhares de pessoas aguardando atendimento. Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, o vereador Victor Rocha, o “Dr. Victor”, não acredita na previsão, já que trâmites para firmar parceria levam tempo e após dois meses do anúncio, o secretário afirma que uma equipe está estudando o assunto.

“A resposta do secretário é que uma equipe técnica está estudando o assunto e assim que tiver concluído será amplamente divulgado. Esse hospital não vai ficar pronto em um ano, não tem como. Vamos aguardar agora esse estudo”, disse o vereador sobre ofício que recebeu da Sesau ao cobrar informações sobre o projeto. Ele lembra que o Hospital Santa Casa já oferece leitos ao município, mas faltam repasses para cobrir todos os serviços que são oferecidos via SUS (Sistema Único de Saúde).

O anúncio da construção do hospital veio depois que vereadores marcaram uma audiência para discutir o tema. Antes mesmo da realização do evento, a prefeita chamou a imprensa para fazer a divulgação. Desde então, os vereadores cobram detalhes sobre o projeto, mas não conseguiram nenhuma informação além das já divulgadas.

Estrutura - O complexo vai ter 25 salas de diagnóstico e 250 leitos para atender as unidades de urgência e emergência da Capital, 10 salas de centro cirúrgico e uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A expectativa é atender 1.500 pacientes por dia.

A estrutura também irá comportar exames laboratoriais, cateterismo, biópsias, ressonâncias, colonoscopia, endoscopia e especialistas em cardiologia, neurologia, oftalmologia e pneumologista.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias