Sem ventania ou chuva, árvore cai e arrebenta calçada na Espírito Santo
Por pouco carros que estavam estacionados no momento da queda não foram atingidos
Não foi preciso chuva forte e nem ventania para árvore cair e destruir calçada na Rua Espírito Santo, entre as ruas Manoel Inácio de Souza e Antônio Maria Coelho, no Bairro Jardim dos Estados, em Campo Grande. A queda ocorreu entre a noite desta terça-feira e a madrugada desta quarta-feira e por pouco não deixou veículos destruídos.
Nesta manhã, o tronco da árvore já havia sido cortado e o trânsito corria normalmente na via, já que partes da copa foram depositadas no estacionamento na faixa destinada ao estacionamento. O tronco ainda permanecia caído com parte da calçada em uma das extremidades.
As folhas espalhadas pelo local deram trabalho logo cedo para profissional de limpeza de um estabelecimento em frente ao local da queda. “Queria saber que vento foi esse que passou por Campo Grande? Porque a árvore parecia sadia”, questiona a funcionária que preferiu não se identificar.
Da espécie Ficus, a árvore não é indicada para arborização dos passeios públicos pelo Guia de Arborização Urbana de Campo Grande. Flamboyant-mirim, espirradeira e palmeiras também estão entre as espécies não recomendadas.
Conforme o Plano Diretor de Arborização Urbana da Capital, a Ficus é considerada prejudicial à estrutura viária da cidade. “É uma espécie que deve ser plantada apenas em canteiros centrais amplos e com significativas áreas gramadas/ajardinadas”, destaca o manual.
Confira a galeria de imagens: