Semáforos intermitentes causam confusão em cruzamento movimentado
Equipamento amanheceu oscilando no cruzamento das ruas Antônio Maria Coelho com a Padre João Crippa
Semáforos intermitentes deixaram o trânsito confuso na manhã desta sexta-feira (28) no cruzamento das ruas Antônio Maria Coelho com a Padre João Crippa, região central de Campo Grande. A reportagem entrou em contato com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e aguarda retorno.
Comerciante de 35 anos, que preferiu não se identificar, disse que ontem o equipamento também estava oscilando, mas foi consertado pela equipe da Agetran. “Hoje de manhã voltou a dar b.o. Direto o semáforo para de funcionar aqui. A Antônio Maria Coelho é muito movimentada. Com o semáforo funcionando já tem acidente direto, agora imagina desse jeito? É muito perigoso, principalmente porque aqui tem muitos idosos na região”, destacou o comerciante.
Riscos - Semáforos totalmente apagados ou intermitentes podem causar acidentes graves e custar vidas. Em janeiro deste ano reportagem do Campo Grande News entrevistou o gestor de educação de trânsito no Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Emerson Tiogo, que apontou os erros mais comuns nessas situações:
Por pedestres - Não sinalizar a intenção de atravessar a via; atravessar sem olhar para os dois lados da via; atravessar a rua fora da faixa de pedestres; distrair-se com aplicativos instalados nos smartphones.
Por condutores - Não sinalizar a intenção no trânsito; utilizar buzina para indicar sua passagem, sem atentar-se às condições de segurança; transitar em velocidade acima do permitido para a via; não reduzir a velocidade ao avistar semáforo desligado ou intermitente; colocar-se como prioridade e não permitir a passagem dos pedestres e ciclistas.
Atenção - Em casos em que o fluxo é grande, veículos que tiverem que parar em cruzamentos devem verificar se há outros vindo na pista transversal, sem desrespeitar as regras de prioridade no trânsito. "É importante sempre priorizar a segurança de todos os usuários do trânsito e em todos os contextos", explicou Emerson.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.