ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Será que produto era seguro? Especialista alerta sobre "boca de Angelina Jolie"

A vítimas fizeram boletim de ocorrência contra a profissional que se apresenta como biomédica

Por Viviane Oliveira | 18/09/2024 15:46
Víitma mostra como ficou após procedimento (Foto: Direto das Ruas) 
Víitma mostra como ficou após procedimento (Foto: Direto das Ruas)

O caso de duas mulheres de 26 e 36 anos que sofreram reação alérgica grave após procedimento estético nos lábios acendeu um alerta. O que pode ter acontecido? Foi uma reação ao produto utilizado? A profissional estava habilitada para fazer o procedimento? Por enquanto não há informação sobre a procedência do material usado nas vítimas. A profissional que fez o procedimento disse que vai se pronunciar ainda nesta quarta-feira (18) por meio de nota.

A vítimas fizeram boletim de ocorrência contra a profissional, que se apresenta como biomédica. No registro policial, uma das vítimas conta que, ao checar o site do CRB (Conselho Regional de Biomedicina), a suposta “biomédica” não aparece no cadastro. O caso foi registrado como lesão corporal dolosa e exercício ilegal da profissão. O caso segue sob investigação da 2ª delegacia.

Conforme a  farmacêutica esteta Vanessa Krüger, que faz parte do grupo técnico de trabalho de farmacêuticos que atua na estética, para aquisição do material de preenchimento facial com registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a profissional precisa comprovar a sua habilitação na Saúde Estética. “Então fica a dúvida se era um material de procedência, onde foi adquirido, se estava dentro da validade, se era um material seguro”, destacou.

Segundo Vanessa, pelas imagens das pacientes que foram divulgadas, pode ter ocorrido reação alérgica severa ao produto, mas nesse caso a profissional deveria acionar o socorro ou fazer o encaminhamento ao médico. Outra questão que a farmacêutica chama a atenção é para o valor do procedimento, se for muito barato, desconfie. “Sempre falamos da importância de pesquisar sobre o profissional e analisar esses preços fora de padrão", alertou.

Vanessa alerta sobre a importância de se buscar um profissional habilitado (Foto: redes sociais)
Vanessa alerta sobre a importância de se buscar um profissional habilitado (Foto: redes sociais)

Vanessa atua em Dourados e afirma que no município o valor do procedimento varia entre R$ 600 (pacientes modelos) a R$1.500.

Ontem, em entrevista à reportagem, uma das vítimas disse que ao sair da clínica de estética começou a sentir a boca inchada, mas a suposta biomédica havia dito que era normal e tinha que fazer massagem com compressas de água fria. Procedimento não indicado pela farmacêutica. “Não é indicado mais hoje em dia após o preenchimento. A massagem deve ser feita apenas pelo profissional habilitado para evitar a compressão de artérias importantes”, explicou.

De acordo com a presidente regional da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Elza Garcia da Silva, qualquer procedimento com produto injetável na pele é considerado de classificação 3, ou seja, mais invasivo, que deve ser feito por médicos. “Pela foto, parece uma reação alérgica local grave ou uma obstrução. Deve doer bastante”, disse.

Para realizar esses procedimentos, alerta a médica, o profissional deve estar bem treinado, saber escolher o produto e resolver as complicações. “Importante estar atento para todas essas situações. Na questão da escolha do produto, é muito comum o representante do laboratório dizer que é um bom produto. Mas se a pessoa não tem conhecimento acaba fazendo o uso”, lamentou.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias