Shopping faz simulação de incêndio para treinar resgate de vítimas
No total, 100 pessoas participaram da ação, entre Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Detran e Unimed
Na manhã desta sexta-feira (1º), o Shopping Campo Grande realizou simulação de incêndio na praça de alimentação para treinar técnicas de abandono do prédio em caso de emergência e o resgate de 15 vítimas.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Na manhã do dia 1º, o Shopping Campo Grande realizou uma simulação de incêndio na praça de alimentação, envolvendo cerca de 100 participantes, incluindo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Detran. O treinamento teve como objetivo revisar procedimentos de evacuação e resgate de vítimas, com a participação de bombeiros civis do shopping e a integração com equipes de emergência. A simulação foi importante para orientar os ocupantes sobre rotas de fuga e garantir a segurança no local, além de permitir a revisão de protocolos e a efetividade da resposta das equipes de resgate em situações de emergência.
No total, 100 pessoas participaram da ação, entre Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e Unimed. Os agentes de trânsito deram apoio interditando as vias próximas ao shopping para, numa situação real, garantir que as equipes de resgate tenham acesso mais rápido e ágil para socorrer as vítimas.
Conforme a gerente de marketing do shopping, as equipes do centro comercial passam por capacitações e reciclagens constantemente para saberem agir em qualquer tipo de situação que exija atendimento, resgate, salvamento e evacuação dos espaços. “Essa preocupação reforça nosso compromisso com a segurança e bem-estar dos clientes”, destacou. A simulação envolve viaturas e estrutura de salvamento.
O Tenente Natálio, do Corpo de Bombeiro, explicou que o treinamento é importante para revisar os procedimentos internos adotados pela equipe de bombeiros civis e brigadistas alocados no shopping e a integração com as corporações para eventos inesperados, como incêndio, por exemplo.
“A parte que cabe aos bombeiros é mostrar a dinâmica de acionamento pelo centro de operações em apoio ao simulado de evacuação de área e combate ao incêndio, com viaturas e pessoal. Vamos apoiar a retirada de vítimas confinadas na praça de alimentação”, explicou.
Segundo o bombeiro, além de treinar os operadores do shopping, a simulação serve para as equipes saberem como lidar com a situação, considerando o grande movimento de pessoas no local, serve também para orientar os ocupantes sobre rotas de fuga, evitando graves problemas que possam acontecer”, detalhou.
De acordo com Ruben Ajala, da Gerência Especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário, em situação como esta, a primeira força a ser acionada é o Corpo de Bombeiros, com as equipes de resgate. “O próprio shopping tem a sua equipe de bombeiros civis, e assim que é acionada, as equipes entram em contato com a organização do shopping, para o melhor alinhamento da evacuação de quem está no shopping, e também impedir a circulação de pessoas na proximidade da ocorrência.
O capitão Lennon Sabino de Lima, subcomandante do Corpo de Bombeiros, explicou que nesta manhã foi encenada a simulação com 15 vítimas.” Quando a gente chegou, já tinham sido retiradas pela equipe do Shopping Campo Grande, nove vítimas e a gente está auxiliando na evacuação das outras”, disse.
Segundo o capitão, é durante esses simulados que se consegue verificar a efetividade da resposta da Brigada de Incêndio dos Bombeiros Civis da empresa e, se necessário, revisar alguns protocolos. "É durante o simulado que a gente pode revisar alguns protocolos, se necessário, e também revisar como está a integração da instituição privada e pública, aqui no caso, o Shopping Campo Grande e o Corpo de Bombeiros Militar", destacou.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens: