Simulação tem "2 mortes, 15 feridos" e resgate de helicóptero
No 9º simulado feito pela concessionária teve até vítima grave resgatada de helicóptero
Na manhã desta sexta-feira (6), a CCR MSVia simulou acidente envolvendo 5 veículos, 15 vítimas e 2 mortes, sendo uma delas de bebê, no km 466 da BR-163, em Campo Grande, próximo à saída da Avenida Gury Marques. No nono simulado feito pela concessionária, para treinar e capacitar equipes de forma conjunta e eficiente, teve até vítima grave resgatada de helicóptero e plateia, composta por funcionários da CCR e curiosos.
O gerente de operações da CCR MSVia, Arrison Szes, explicou que o simulado é um planejamento de quase um ano. “Quando a gente encerra um simulado, já inicia a preparação para o seguinte. É um evento complexo, são mais de 22 entidades envolvidas, que capacita as nossas equipes em busca da excelência da operação e principalmente a sinergia com demais órgãos”, destacou.
Segundo o tenente Fábio, chefe da seção de operações do Corpo de Bombeiros, cada instituição que vai participar desse simulado tem atribuições diferentes em cenário que muitas vezes é caótico. “Nós verificamos a cinemática do acidente com gritos, explosões, vazamento de combustível. Então, são muitas problemáticas que nós de forma integrada temos comunicação efetiva”, disse. A simulação envolveu 200 pessoas, entre socorristas figurantes e equipe técnica.
Uma das que figurava como vítima, a acadêmica Rafaella de Souza Ávila, de 22 anos, do 8º semestre de Enfermagem, a simulação é muito importante para o profissional entender como funciona o atendimento inicial. “É a chance de eu estar do outro lado da moeda como vítima acompanhando esse atendimento e sentindo um pouco a emoção”, disse.
Caso - A dinâmica do acidente se deu da seguinte forma: carreta tanque seguia na via, quando se deparou com uma van que trafegava sentido contrário fazendo ultrapassagem em faixa contínua. Para não colidir com a van, a carreta saiu da pista em direção a um declive, tombando sobre o veículo de passeio.
Em paralelo, um segundo carro de passeio, que trafegava sentido norte, na tentativa de não colidir frontalmente com a van, tentou desviar e perdeu o controle da direção, vindo a capotar e colidir frontalmente com a van.
Os dois veículos pararam na faixa de rolamento no sentido contrário da via. Um terceiro carro de passeio, que também trafegava no sentido norte, atrás do segundo carro, se surpreendeu com a cena do acidente e, por conta de uma frenagem brusca, perdeu o controle da direção, capotou e parou em cima do outro veículo.
O acidente resultou em diversas colisões, provocando vazamento de produto perigoso da carreta, além de deixar 15 vítimas, sendo dois óbitos, três vítimas graves, duas moderadas e oito vítimas leves, todas interpretadas por acadêmicos dos cursos de Enfermagem da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e Unigran.
O atendimento às vítimas foi feito por ambulâncias da CCR MSVia em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e o helicóptero da Polícia Militar. A Concessionária também disponibilizou para o exercício rota de inspeção, guinchos para veículos leves e pesados e caminhão-pipa. O simulado teve a participação de várias forças de segurança.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.
Confira a galeria de imagens: