Sobrevôos de helicóptero devem atrair público para desfile neste sábado
Amanhã, no desfile cívico militar de 7 de Setembro na rua 14 de Julho, em Campo Grande, o público poderá assistir aos sobrevôos de um dos helicóptero do Exército Brasileiro. Durante uma hora, o modelo HA-1 Fennec sobrevoará o percurso da solenidade que comemora o 191° aniversário de Independência do Brasil.
O modelo de pequeno porte é utilizado em missões de reconhecimento de ataque, uma versão militar do modelo esquilo. Mais quatro aeronaves HA-1 fazem parte da frota do Exército. São helicópteros rápidos, versáteis e com autonomia de três horas de vôo, podendo atingir até 287 quilômetros por hora.
Com em outros anos, a solenidade também terá sobrevôos de aeronaves do 3º Batalhão de Aviação do Exército e da Base Aérea. Novidade no ano passado, o carro de combate M-60, com 52 toneladas, também está na programação do desfile.
De acordo com a PM (Polícia MIlitar), cerca de 40 mil pessoas pretigiaram o evento em 2012. Neste ano, a expectativa de público é a mesma.
Desfile - A comemoração começa às 8h10 com a tradicional revista da tropa feita pelo governador André Pucinelli (PMDB) e pelo comandante Militar do Oeste, general de Exército João Francisco Ferreira.
Na sequência, será acessa a pira contendo a Chama Sagrada da Pátria, que simboliza o calor patriótico do povo brasileiro. O desfile começa em seguida com a participação de oito instituições, com cerca de 600 integrantes.
A Marinha, o Exército e a Força Aérea são os últimos a desfilar, além dos órgãos de segurança pública.
Grupamentos dos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), do colégio Militar de Campo Grande, dos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, dos ex-integrantes da Missão de Paz no Haiti farão parte do desfile.
Interdição - A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) começa na noite de hoje a fazer as interdições das vias para a realização do desfile. O tráfego na Rua 14 de Julho será proibido no sábado (7), das 5h às 13h, entre as avenidas Euler de Azevedo e Fernando Corrêa da Costa.
De acordo com a assessoria da Prefeitura, a interdição começa hoje a partir das 16h, quando o tráfego de veículos será bloqueado nos cruzamentos da Avenida Afonso Pena com a Avenida Calógeras e Rua 14 de Julho.
O chefe de fiscalização de trânsito da Agetran, Carlos Guarini, recomenda que as opções para quem transitar no sentido Shopping Campo Grande –Aeroporto são pelas ruas Eça de Queiroz e General Melo. No sentido inverso, são as avenidas Fernando Corrêa da Costa e Eça de Queiroz.