ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, TERÇA  03    CAMPO GRANDE 34º

Capital

Suspeita de raiva é descartada, mas pitbull que atacou idoso foi eutanasiado

Idoso foi mordido no dia 14 deste mês e procurou atendimento médico somente no dia seguinte

Por Geniffer Valeriano | 24/01/2024 12:03
Rua José Antônio Saraiva, no Los Angeles, onde o idoso foi atacado (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Rua José Antônio Saraiva, no Los Angeles, onde o idoso foi atacado (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Após passar 10 dias em observação, o pitbull que mordeu a mão de idoso, na quinta-feira (18), foi eutanasiado. Os exames feitos no CCZ (Centro de  Controle de Zoonoses) descartaram que ele estivesse com raiva, mas atestaram sinais clínicos para leishmaniose avançada e, por isso, hoje foi realizada a eutanásia do animal.

O pitbull mordeu Dirceu de Carvalho Junior, 60 anos, no domingo, 14 de janeiro. O idoso morreu na quinta-feira (18), quando já havia sido internado na Santa Casa de Campo Grande.

Conforme informado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), que responde pelo Centro de Zoonoses , o cachorro estava em observação desde o dia 14. Nesta quarta-feira (24), foi constatado que o animal não possuía raiva, como suspeitava-se inicialmente.

Relembre - Dirceu foi atacado quando saía da casa de uma amiga, no Jardim Los Angeles, no domingo (14). A Sesau informou que, segundo registros do CCZ, ao recolher o pitbull, orientou o idoso a procurar atendimento médico. Ao se negar a seguir as orientações, o idoso assinou um termo de comprometimento confirmando que estava ciente das orientações repassadas.

A nota recebida ressalta que a própria vítima realizou um curativo na ferida para estancar o sangramento. “No dia seguinte, 13, ele esteve em uma unidade de saúde, onde foi atendido, realizada assepsia da ferida e sutura. Além disso, foi receitado um antibiótico e orientado que o paciente se encaminhasse à UPA Nova Bahia para que fosse ministrado o soro antirrábico. Entretanto, o paciente retornou à mesma unidade no sábado, com piora da lesão e sem fazer uso da medicação prescrita”, informa a nota.

Após o agravamento do quadro clínico, Dirceu foi colocado em observação. Ainda é informado que foi ministrada medicação intravenosa e realizado pedido de transferência hospitalar, sendo encaminhado à Santa Casa no mesmo dia. “Sendo assim, é possível observar que, em todo momento, o paciente foi orientado sobre quais medidas tomar para evitar o agravamento clínico, não sendo seguidas as recomendações que lhe foram passadas”, encerra a nota.

A Santa Casa da Capital relatou que Dirceu deu entrada no hospital pelo pronto-socorro na terça-feira e, após ser avaliado pela equipe de cirurgia plástica e ortopedia, foi identificada a necessidade da realização de cirurgia por conta do ferimento infectado. Porém, o quadro do homem acabou evoluindo para um choque séptico.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias