UFMS fica em 36º em ranking das melhores universidades do País
Entre as 192 universidades do Ranking da Folha de São Paulo, publicado nesta segunda-feira (14), que listou as melhores instituições de ensino superior do país, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) foi a melhor colocada do Estado, classificada em 36° lugar, seguida pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) que ficou com a 73°posição. A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em 133º colocação.
Dentro das universidades privadas do Estado, a Uniderp Anhanguera está classificada em 132º, enquanto a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) na 146º posição.
Quanto ao ensino a pesquisa revelou que no Mato Grosso do Sul a UFMS aparece na 44º posição, a UFGD em 65º, 139º a UCDB, 147º UEMS e na 168º a Uniderp.
Segundo a reitora da UFMS, professora Célia Maria Corrêa Oliveira, a instituição vem trabalhando para a cada ano subir no ranking. "Subimos uma posição em relação ao ano passado e temos trabalhado para a cada ano a universidade melhorar seus índices de desempenho" ressaltou Célia.
A reportagem procurou a assessoria de imprensa da Uniderp, mas não teve nenhum retorno, para saber a posição em relação a 168º posição alcançada neste ano.
Com as melhores notas, as cinco primeiras colocadas do país foram: USP (Universidade de São Paulo) ficou em primeiro lugar na avaliação do jornal, seguida da UFRJ, 3º UFMG, 4º Unicamp e na 5º posição UFRGS. O ranking ficou distribuído em 192 posições.
De acordo com o jornal Folha de São Paulo, durante oito meses foram colhidos dados de publicações acadêmicas, além de depoimento de centenas de cientistas e profissionais de Recursos Humanos.
O Ranking Universitário Folha (RUF) avaliou oito indicadores, os números de trabalhos científicos publicados, citações de um artigo cientifico em outros trabalhos o que indica a relevância da pesquisa, proporção de publicações docentes, proporção de citações por docente, volume de recursos obtidos em agência de fomento que aponte o sucesso da instituição na obtenção de financiamento para realizar a pesquisa, proporção por citação por publicação, número de publicações em revistas cientificas nacionais, proporção de pesquisadores com alta produção acadêmica, a Folha se baseou também em referências internacionais já consolidadas.
No país a distribuição das universidades aparecem como: 8,3% na região Norte, 7,3% no Centro - Oeste, Sul 24%, Sudeste 41.1% e no Nordeste 19.3%.
Em Mato Grosso do Sul a pesquisa aponta que no Ranking de ensino a UFMS na 44º posição, em 65º UFGD, em 139º a UCDB, 147º UEMS e em último colocado aparece a Uniderp em 168º.
Na avaliação do Mercado em 53º aparece a UFMS com 12,68% na avaliação do mercado, empatadas aparecem a UCDB e da Uniderp na 67º posição com 11,25% e em 148º também houve o empate entre a UFGD e a UEMS com 2,97% na avaliação. A quantidade de pedidos de patente foi avaliado no indicador de inovação.