ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, TERÇA  24    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Vacinação contra covid para crianças de 5 a 11 anos começa hoje na Capital

Mais de 20 locais estarão abertos durante todo o dia para imunização dos pequenos neste sábado

Gabriela Couto | 15/01/2022 07:36
Caixa e frascos de vacina de doses da Pfizer para crianças é da cor laranja. (Foto: Divulgação/Pfizer)
Caixa e frascos de vacina de doses da Pfizer para crianças é da cor laranja. (Foto: Divulgação/Pfizer)

Começa hoje (15) a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19. O lançamento oficial está marcado para às 8h30, na USF São Benedito (Rua do Seminário, 1770 - Portal do Gramado). Para o restante do público desta faixa etária, serão mais de 20 locais abertos durante todo o dia, a partir das 10h e segue até às 17h. Adultos e adolescentes que estão com vacinas previstas no calendário deste sábado, já poderão se dirigir aos postos a partir das 7h30.

Neste primeiro momento, serão imunizadas as crianças com comorbidades (confira a lista abaixo) e quilombolas e também crianças de 11 anos completos sem comorbidades nascidas de janeiro a abril.

O primeiro lote das doses pediátricas para a Capital chegou ontem (14), no final da tarde, e o município recebeu 4.310 doses. A meta é vacinar aproximadamente 90 mil crianças de 5 a 11 anos, com ou sem comorbidades. Só que até a tarde de ontem, apenas 13.197 crianças já haviam sido cadastradas.

Os pais precisam fazer o pré-cadastro dos filhos pelo site http:vacina.campogrande.ms.gov.br. Os responsáveis também precisam estar presentes no ato da aplicação da vacina.

Todas as dose são da Pfizer, que contém dosagem diferente para crianças, se comparada com a vacina de adultos. No frasco laranja, destinado para este público, são 10 doses de 10 microgramas, enquanto no roxo, que é para adolescentes e adultos, são 6 doses com 30 microgramas. Da mesma forma que a vacina dos adultos, a das crianças também deve ser aplicada duas vezes.

Vale destacar que os pequenos não são esperados nos drive-thrus, mas as vacinas estarão disponíveis nos outros locais, que também estarão aplicando as doses em adolescentes e adultos. As crianças também precisam ficar no local em observação por aproximadamente 20 minutos, após a administração da vacina.

Para crianças com as comorbidades, é necessário apresentação de laudo médico que comprove a doença. Serão consideradas para este caso problemas de arritmias cardíacas, cardiopatia hipertensiva, cardiopatias congênita, cirrose hepática, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, deficiência permanente – limitações físicas e motora, deficiente auditivo, deficiente mental, deficiente visual, deficientes acamados com lesão medular grave, diabetes mellitus, distrofia muscular, doença cerebrovascular, doença renal crônica, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas.

Entraram na lista também gastrostomizado, hemoglobinopatias graves, fipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo ou comorbidade, HAR (Hipertensão Arterial Resistente), imunossuprimidos, insuficiência cardíaca, miocardiopatias e pericardiopatias, obesidade mórbida, oncológico com doença ativa em tratamento, paralisia cerebral, pneumopatias crônicas graves, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, renais Crônicos em diálise, síndrome de down, síndromes coronarianas, transplantados, TEA (Transtorno do Espectro Autista), traqueostomizado e valvopatias.

Confira abaixo os locais e horários de vacinação:

Centro 

Seleta – 10h às 17h

Unidades de saúde – 10h às 17h


Prosa 

USF Noroeste

USF Nova Bahia


Anhanduizinho

USF Parque do Sol

UBS Jockey Clube

UBS Dona Neta

USF Los Angeles

USF jockey Club


Bandeira 

USF Moreninha

UBS Universitário


Imbirussu 

USF Aero Itália

USF Albino Coimbra

UBS Silvia Regina

USF Serradinho


Segredo 

UBS Cel. Antonino

USF Azaléia C.F Nova Lima

USF São Francisco

USF São Benedito – 8h30 às 17h


Lagoa

USF Coophavilla

USF Batistão

Nos siga no Google Notícias