Vacinação dos servidores da segurança pública é adiada
A primeira etapa é para profissionais da ativa, com 41 anos completos ou mais
A campanha de vacinação contra a covid-19 para profissionais da segurança pública em Campo Grande vai começar amanhã (dia 3). Inicialmente, foi divulgado que a aplicação do imunizante para esse público-alvo seria a partir de hoje (dia 2), mas a Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) divulgou nesta sexta-feira imunização a partir do sábado.
Nesta primeira etapa, somente os servidores da ativa, 41 anos completos ou mais, e com nomes nas listas encaminhadas pelas forças de segurança serão vacinados. Os aposentados seguirão os calendários de idade estabelecidos pelos órgãos de saúde.
A expectativa da Sejusp é imunizar mais de 50% de todo o efetivo de Campo Grande da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, servidores que atuam nas Uneis (Unidades Educacionais de Internação), Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), sede da secretaria e os agentes de trânsito do Detran (Departamento Estadual de Trânsito). O percentual representa mais de 3,1 mil policiais e agentes.
A campanha de imunização inclui também servidores da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Civil Metropolitana, Agência Municipal de Transporte e Trânsito, Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e das Forças Armadas que estão lotados em Campo Grande.
Somente as forças estaduais de segurança pública tem 12 mil servidores, sendo mais de 6 mil em Campo Grande. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) deve divulgar hoje os locais de vacinação.
Cadastro - Antes de se vacinar, os servidores ativos da segurança pública devem entrar no site vacina.campogrande.ms.gov.br
Ao acessar a página do Vacina Campo Grande, o servidor clica em “Primeiro acesso”, em seguida escolhe no perfil a opção “Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas”, clica em “continuar” e será aberta uma tela com campos como CPF, CNS, data de nascimento, nome completo, nome da mãe, e-mail, celular, telefone, sexo, local de trabalho, endereço, comprovante de servidor na segurança pública e senha, que devem ser preenchidos pelo servidor.
Antes de clicar em “salvar”, o servidor precisa enviar cópia da carteira de identidade funcional que comprove ser servidor da segurança pública da ativa ou, se for o caso, cópia do Diário Oficial do Estado, em que conste a nomeação.
Os trabalhadores da segurança pública de Mato Grosso do Sul serão vacinados com as doses da farmacêutica Astrazeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford. A vacina tem eficácia de 79% contra casos sintomáticos da covid-19 e de 100% contra casos graves, que necessitem de internação.