Vacinação que deveria demorar 1,5 minuto atrasa por falta de cadastramento
Deu tempo até de carro estragar na fila no drive-thru do Parque Ayrton Senna, nesta quarta-feira
Sem o agendamento antecipado, os idosos perdem de economizar tempo na fila para se vacinar contra a covid-19. A aplicação poderia durar 1,5 minuto no drive-thru, instalado no Parque Ayrton Senna, no Aero Rancho, onde, nesta quarta-feira, deu tempo até de carro pifar enquanto esperava.
Este foi o primeiro dia que a unidade funcionou por demanda espontânea, atendendo idosos de 84 e 85 anos. De acordo com a coordenadora da unidade de vacinação, Ionise Piazzi, a checagem de dados demora mais sem o agendamento. “Sem o cadastro feito no site, esse tempo mais do que duplica e gera essas filas. Se o pessoal fizer antes o cadastro, eles só chegam aqui e recebem a vacina. Não há nenhum problema”, explicou.
Foi justamente por problemas relacionados ao cadastro de pacientes que João Bosco de Souza Miranda Junior, 52 anos, e o pai, de 85 anos e mesmo nome, esperavam a uns 15 minutos na fila. O tempo parece pouco, mas foi suficiente para o carro em que estavam pifar na fila do drive-thru.
Duas pessoas estavam na sua frente e tiveram problemas com o número do CPF. “A gente esperou tanto tempo com ar condicionado ligado que até o motor do carro desistiu’, brincou João.
No geral, no entanto, o serviço é elogiado. Marcílio Arima, 56 anos, levou a mãe, Abenir Arima, 85 anos, para vacinar.
“Não achei muito demorado. Tem uma pequena fila, mas bem ágil, em comparação a outros locais. A parte boa é que não precisamos descer do carro, que seria arriscado. Então, estamos achando muito tranquilo”.
Os minutos de espera valeram pelo mais de dez meses de isolamento e cuidados preventivos. “Estou feliz de vir tomar a vacina. Ansiosa para receber logo. Acho que está fluindo bem. Não tivemos nenhum problema ainda”, afirmou a idosa.
Já o aposentado Roque Gerson Lopes, 84 anos, foi dirigindo o próprio carro. A filha foi junto, mas no banco do carona.
“Estou bem tranquilo esperando. Chegamos a pouco, mas acho que a fila está andando bem, parece um pouco mais lento do que deveria ser, mas acho que estamos indo bem. Em outros lugares vimos que estava mais lotado. Agora é esperar a vacinação para o restante do pessoal e abrir novos locais para garantir que continue bem”, ressaltou Roque.
Estendido - Nesta quarta-feira, foi realizada a vacinação de pessoas entre 84 e 85 anos. Hoje foi o primeiro dia que a unidade atendeu pacientes que não realizaram o agendamento e funcionou de horário estendido.
O drive-thru passou a funcionar de segunda a sábado, de 7h30 às 17h30, seguindo o calendário pré-estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde.
Para fazer a vacinação no Drive. é essencial que seja realizada a identificação prévia através do site http://vacina.campogrande.ms.gov.br, uma vez que o funcionamento do local é feito de forma mais dinâmica, onde o paciente só apresenta um documento pessoal.
Os pontos de imunização também estão sendo ampliados, de 18 para 55 locais, para atendimento no período vespertino. A ampliação se faz necessária em razão do aumento gradativo das pessoas a serem imunizadas.