Temporal derruba obra de Cleir em frente ao Aeroporto
A chuva que caiu hoje à tarde em Campo Grande destruiu um dos três tuiuiús que ficam em frente ao Aeroporto Internacional da Capital. As esculturas são do artista plástico sul-mato-grossense Cleir, de 47 anos.
Maria de Fátima da Cruz, funcionária do estacionamento em frente ao Aeroporto, disse ao Campo Grande News que o temporal começou por volta das 15h30. “Ventava muito e não conseguíamos ver nada. Só depois é que vimos que um dos tuiuiús tinha caído”, explica.
Cleir Ávila Ferreira Júnior nasceu em Campo Grande no dia 8 de dezembro de 1963. Autodidata, ele pinta profissionalmente desde os 18 anos, tendo iniciado sua carreira com influência hiperrealista, onde retrata em suas obras temas regionais e ecológicos, principalmente a natureza pantaneira, presente em quase toda sua arte.
Em 1994 iniciou seu trabalho mural nas laterais dos prédios de Campo Grande. A “Onça Pintada”, com 50 metros de altura e 220 m², no Edifício Inah, no cruzamento da avenida Afonso Pena com a rua Rui Barbosa, levou um mês de execução. Já “Tuiuiús”, com 40 metros de altura e 300 m², foi seu segundo mural.
No ano seguinte Cleir pintou a “Arara Azul”, com 45 metros de altura e 430 m². Em 1996 realizou a construção “Monumento das Araras”, na Praça das Araras. Dois anos depois, pintou em Corumbá um mural de 700 m², em que retratou a arara vermelha em uma das paredes e nas outras duas um dourado.