Vídeo mostra Bernal e empresários em reunião sábado à noite para discutir lixo
Um vídeo, obtido com exclusividade pelo Campo Grande News, mostra encontro entre o prefeito Alcides Bernal (PP), o titular da Seplanfic (Secretaria de Planejamento Finanças e Controle), Disney Fernandes, o empresário Thiago Verrone, o chefe de gabinete do prefeitura Odimar Marcon, e um homem, ainda não identificado, apontado como sendo um empresário do ramo de coleta de lixo em São Paulo. A reunião aconteceu no sábado (5), a noite e durou cerca de três horas. O assunto teria sido um possível rompimento de contrato com a Solurb e a indicação de uma nova empresa para realizar a coleta de lixo na Capital.
As informações sobre esse encontro surgiram na quarta-feira (9). Todos os envolvidos negam que tenham se reunido na prefeitura municipal. Embora tenham negado o encontro, que durou cerca de três horas, o vídeo mostra claramente Alcides Bernal, o titular da Seplanfic, Disney Fernandes, o empresário Thiago Verrone (de óculos e camiseta vermelha), Odimar Marcon (calvo e de cavanhaque).
As imagens também mostram um homem careca, de camisa social de tom claro. Ele seria um empresário do ramo de coleta de lixo de São Paulo. Era sábado a noite e chovia bastante. A cidade registrou diversos pontos de alagamento e córregos transbordaram. O “empresário”, assim como o secretário Disney chegam a pegar uma folha de jornal para cobrir a cabeça.
O início da gravação se dá por volta das 20 horas do sábado, no pátio do Paço Municipal. No vídeo também aparecem dois guardas municipais que acompanham os integrantes da reunião.
A reunião acaba por volta de 23h11. Bernal e Marcon saem do prédio e se dirigem para a caminhonete Toyota Hilux, dirigida por Marcon e com o prefeito de passageiro.
O suposto empresário deixa o prédio e entra em um Hyundai branco, com placas de São Paulo. Thiago Verrone observa o telefone ao sair e anda um pouco mais que os outros até chegar em um Chevrolet Agile prateado.
Verrone negou que tivesse se encontrado a noite com o prefeito ou qualquer outro secretário para conspirar contra a Solurb. “As minhas conversas são todas de dia e tem uma fila de espera grande no gabinete dele”, declarou o empresário. “Nunca me encontrei com ninguém. Não sei nem quem é o Disney”, completou o empresário.
Thiago Verrone tentou por várias vezes romper o vínculo com a Solurb e foi acusado de extorquir a empresa em R$ 5 milhões para desistir das ações que apontam irregularidades cometidas no descarte dos resíduos no aterro sanitário e no ”lixão” da Capital. Em sua defesa Verrone alegou que o dinheiro pedido era em função de alguns contratos que tinha com a Solurb.
Questionado sobre o encontro o secretário Disney disse que “foi tudo uma situação criada. Não tem nada de concreto”, destacou o secretário, que disse ter se encontrado no sábado somente com o prefeito Alcides Bernal (PP), para tratar das contas da prefeitura.
O chefe de gabinete da prefeitura, Odimar Marcon foi enfático ao negar a reunião entre prefeito e empresários. “Não tem sentido nenhum. Não houve encontro. Não tem nada de concreto nisso tudo que foi falado. Sei que a Polícia Federal é que questionou a empresa. Mas não houve nada”, respondeu o assessor.
O prefeito Alcides Bernal não atendeu as ligaçãoes do Campo Grande News. Porém, em eventos públicos o chefe do executivo negou qualquer tratativa contra a Solurb.