Vídeo mostra surpresa de mulher ao ser presa por manter cachorro em caixa
O flagrante aconteceu nesta segunda-feira (1º), na Rua Caia, no Jardim Tarumã
Vídeo feito pela Polícia Civil e divulgado nas redes sociais mostra o momento em que uma mulher de 44 anos recebe voz de prisão por manter dia e noite o cachorro "Marrocos" preso numa caixa. O flagrante foi ontem (1º), na Rua Caia, no Jardim Tarumã, em Campo Grande.
Ela passou por audiência de custódia no Fórum na manhã desta quarta-feira (2) e vai responder ao processo em liberdade, mas está proibida de manter a guarda de qualquer animal.
Ontem, após receber a denúncia, a equipe da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) foi até o endereço e constatou a situação. A dona do animal foi identificada e recebeu voz de prisão pelo delegado Maércio Alves Barbosa. “A senhora está presa em flagrante”. “Eu estou presa?,”disse surpresa a mulher.
O delegado explica que ela está presa por crimes de maus-tratos. "A senhora está mantendo um animal preso durante o dia todo num cubículo desse, sem sol e sem ar entrando. Situação insustentável”. Segundo os vizinhos, o cachorro chorava dia e noite.
Marrocos, sem raça definida, de 2 anos, vivia em um caixote de madeira coberto com chapas de zinco, com cerca de 98 cm de largura e 50 cm de altura, situação que impossibilitava o animal de se locomover e interagir com o meio externo.
“A caixa tinha apenas pequenas frestas nos pontos de junção das partes laterais. O confinamento era adotado pela tutora com naturalidade, habitualidade e diariamente, tendo a mesma alegado, contudo, que eventualmente soltava o animal no período noturno”, disse a autoridade policial.
Em depoimento, a mulher relatou que deixava Marrocos preso para ele não correr atrás das galinhas, mas à noite o soltava e que ele tinha uma caminha na varada da casa. O cão foi entregue para a Ong Cão Feliz e posteriormente será levado para um lar temporário, onde possa ser acolhido e permanecer durante o desenrolar da investigação criminal e ação penal.