ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  23    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Vítimas de maus-tratos, cães resgatados passam por castração para serem adotados

Animais passam por castração hoje em frente à Decat, delegacia que tem atendido casos de maus-tratos a animais

Paula Maciulevicius Brasil e Cristiano Arruda | 25/08/2021 09:03
Vítimas de maus-tratos, cães resgatados passam por castração para serem adotados
Castramóvel, sistema de castração de cachorros itinerante estacionado em frente à Decat. (Foto: Cristiano Arruda)

Depois do resgate, o próximo passo para que animais vítimas de maus-tratos ganhem um lar está sendo dado nesta manhã. Quando o castramóvel estacionou na Rua 7 de Setembro, em frente à Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), foi para que os 22 cachorros resgatados pela Delegacia e pela ONG Cão Feliz, fossem castrados.

Acompanhados pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), estes animais passam por avaliação e os que estiverem em boas condições de saúde, serão castrados e microchipados.

Dentro das políticas públicas da causa animal, a castração serve para controle da população canina e o microchip para que os animais sejam encontrados mais facilmente, caso fujam de seus futuros lares.

Vítimas de maus-tratos, cães resgatados passam por castração para serem adotados
Animais resgatados passam por cuidados e tratamentos, castração e depois são levados para feira de adoção. (Foto: Cristiano Arruda)

Os bichinhos têm entre 12 e 20 quilos e foram todos resgatados depois de denúncias de maus-tratos. Coordenadora do CCZ, Juliana Resende Araújo explica que a castração é importante justamente por conta da saúde pública, do controle de zoonoses e do bem estar animal.

"Esses animais vão passar por essa cirurgia, depois voltam para a ONG para serem adotados", descreve a coordenadora. O procedimento de cirurgia dura em média 12 minutos.

Feiras de adoção - Mensalmente, a Subea (Subsecretaria do Bem-Estar Animal) tem feito feiras de adoção de animais resgatados. Os bichinhos são entregues para os tutores em bom estado de saúde, além de estarem vermifugados, vacinados contra raiva (se tiverem idade de vacinação) e castrados. Os tutores também levam um kit ração para os primeiros 30 dias.

Para acompanhar o calendário de feiras, acesse o site da Subea: http://www.campogrande.ms.gov.br/subea/.

Nos siga no Google Notícias