Em balanço anual, CGE destaca auditoria na folha de pagamento
Governo estadual divulgou a avaliação que fez das atividades e metas do órgão no ano de 2018
Com metas cumpridas neste ano, a CGE (Controladoria-Geral do Estado) teve como principal atividade a auditoria que foi feita na folha de pagamento dos servidores estaduais. Ela foi iniciada em maio de 2018 e seguiu até outubro do mesmo ano. Com a elaboração do relatório em relação as irregulares e adequações que deveriam ser feitas.
O governo estadual já destacou o “corte de despesas” na folha de pagamento como o principal desafio para sua próxima gestão. Esta auditoria promovida pela CGE servirá de referência para tomada de decisões no executivo, que já declarou a intenção de “diminuir” o tamanho da máquina pública.
Junto com esta auditoria, foram promovidos projetos em cinco escolas da rede de ensino, em Campo Grande, que tinham a intenção de capacitar os professores sobre o tema “Controle Social”, assim como realizar peças de teatro, ações de cidadania e colocar os alunos para avaliar as condições das escolas, inclusive elaborando relatórios sobre o que foi levantado.
No serviço interno, foram abertos seis procedimentos administrativos (disciplinares), duas investigações e um processo de responsabilização de pessoa jurídica. Para Ouvidoria foi criado um sistema informatizado (e-OUV), com o devido treinamento aos servidores. Além de avaliação de programas de abrangência regional.
De acordo com o secretário estadual de Governo, Eduardo Riedel, além das atividades anuais, a CGE continua sendo referência em relação a “transparência” do governo, que tem conquistado as “notas máximas” na avaliação dos órgãos de controle. A pasta vai continuar sendo conduzida por Carlos Eduardo Girão de Arruda, no segundo mandato de Azambuja.