ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  06    CAMPO GRANDE 26º

Empregos

Concurso aberto prevê só 8 vagas e Ibama quer mais contratados em MS

Expectativa da superintendência regional é chamar também os classificados, para ampliar quadro

Por Cassia Modena | 06/02/2025 13:12
Concurso aberto prevê só 8 vagas e Ibama quer mais contratados em MS
Servidores do Ibama resgatando animais de cativeiro em MS (Foto: Ibama/Arquivo)

Inscrições para o concurso público do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) começaram em 30 de janeiro e ficarão abertas até 18 de fevereiro, prevendo o total de 460 vagas em todo o País. Apenas oito delas vão reforçar a superintendência em Mato Grosso do Sul.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Ibama abriu inscrições para concurso público com 460 vagas no Brasil, incluindo 8 para Mato Grosso do Sul. As vagas são para analista administrativo e ambiental, com salário de R$ 9.994,60. A superintendente regional, Joanice Lube, afirmou que as vagas são insuficientes para a demanda, mas há possibilidade de chamar mais aprovados dentro da validade do concurso. O último concurso para analista ambiental foi em 2005, e para analista administrativo, em 2013.

Os cargos com vagas imediatas para Mato Grosso do Sul são analista administrativo (3) e analista ambiental (5), na área de licenciamento, monitoramento e qualidade ambiental.

O edital lançado prevê um limite para chamamento além delas: para os analistas administrativos é de 14 classificados, incluindo as três imediatas, e para os analistas ambientais é de 22 classificados, também considerando as imediatas.

O salário para ambos os cargos é de R$ 9.994,60.

Insuficiente - Durante entrevista dada ao Campo Grande News nesta quinta-feira (6), a superintendente regional do Ibama, Joanice Lube, afirmou que as oito vagas garantidas não atende a demanda do órgão.

"É um número de vagas insuficiente, ele não atende a necessidade, mas tem aí a possibilidade de usar os demais classificados dentro dos dois anos de validade do concurso", falou.

O chamamento de mais aprovados não é certo, mas a superintendente indica que vai tentar. "Se houver essa possibilidade, serão chamados", acrescenta.

O Ibama em Mato Grosso do Sul fez isso num concurso anterior. Foram chamadas 10 pessoas, como previa o edital, e mais 10 foram empossados depois por haver necessidade.

Demorou - Ainda segundo Joanice, o Ibama não abria concurso para analista ambiental há cerca de duas décadas. O último edital saiu em 2005.

O edital mais recente selecionou analistas administrativos. Ele foi lançado em 2013.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias