Governo estadual lança programas de moradia e crédito voltado aos jovens
O secretário estadual da Juventude, Herculano Borges, apresentou hoje em solenidade na governadoria uma série de programas de qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho, moradia e abertura de crédito aos jovens. O evento teve a participação da secretária nacional da juventude, Severine Macedo, além das empresas que vão ser parceiras do governo estadual.
Herculano destacou a abertura de crédito de até R$ 5 mil para jovens empreendedores que desejam começar seus negócios. O “CrediJovem” terá uma linha de crédito com o Banco da Gente. “Será cobrado apenas 1% de juros ao mês, em 18 parcelas, tendo carência para os três primeiros meses”, destacou ele.
O secretário ainda destacou o programa “Meu primeiro emprego” que vai realizar uma parceria com a empresa OI e com a Enersul com a abertura de 1,6 mil vagas. “Já estivemos nas salas de aula do Projovem para inscrever os interessados, temos que oferecer esta oportunidade”.
Outro projeto anunciado foi o “Minha Primeira Moradia”, onde a Secretaria da Juventude irá fazer uma parceria com a Secretaria de Habitação para dispor de 5% das casas previstas no programa MS Forte II sejam destinadas a jovens casais, que estejam em vulnerabilidade financeira.
“Conversei com o (Carlos) Marun sobre esta linha específica, ele se mostrou sensível a proposta, muitos casais me procuraram pedindo esta reivindicação”, destacou.
Tráfico – Herculano ainda destacou que uma parceria com o Comando Militar do Oeste, Senai e empresa OI resultou em um projeto que irá qualificar e inserir no mercado de trabalho jovens militares, para que estes não sejam cooptados para o tráfico de drogas ou criminalidade.
“Serão 1,2 mil jovens beneficiados, começaremos esta qualificação no primeiro trimestre de 2014 no CMO, estes jovens estão sendo aliciados pela criminalidade”, apontou o secretário.
O governador André Puccinelli (PMDB) destacou que estas ações e programas irão desafiar os jovens a vencer na vida, livrando este público do perigo da epidemia das drogas. “Temos que fazer a nossa parte, estes problemas das drogas não está com os pobres e sim com a classe média, estamos nos projetando e evoluindo nas políticas públicas”.
Termo de Cooperação – O governador André Puccinelli (PMDB) também assinou um termo de cooperação em projeto da ONU (Organização das Nações Unidas) que visa a redução da pobreza, valorização das mulheres, proteção as crianças e adolescentes e saúde de qualidade. “Mato Grosso do Sul foi o terceiro Estado a assinar a parceria”.
Outros projetos – Além das ações voltadas aos jovens, em acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal) ficará um unidade móvel adaptada para promover assistência social e médica para acampados em beira de rodovias federais, seja indígenas ou comunidade ribeirinha.
A Enersul também vai promover capacitação técnica a jovens de 18 a 35 anos em relação as suas atividades produtivas, com a disponibilização de vale transporte e refeição aos estudantes.