A 17 km do epicentro da covid, Itaporã reforça barreira sanitária após 1ª morte
Vizinha a Itaporã, Dourados tem 571 confirmações e lidera o ranking estadual do novo coronavírus
A barreira sanitária na “rota do novo coronavírus”, os 17 quilômetros da MS-156 que levam de Dourados, epicentro da doença no Estado, a Itaporã, terá horário de funcionamento ampliado. A decisão foi tomada após a confirmação da primeira morte por covid-19 no município de Itaporã. Atualmente, a barreira funciona até às 17h.
“Vamos ter na manhã de hoje uma reunião do comitê de enfrentamento à covid. Foram tomadas medidas para que o vírus não chegasse aqui, mas infelizmente ele chegou. Tem muita gente que mora em Itaporã e trabalha em Dourados, cidade que tem transmissão comunitária”, afirma a coordenadora de Atenção Básica à Saúde de Itaporã, Aline Oviedo, que também é membro do comitê.
A maioria dos casos em Itaporã é ligado ao frigorífico JBS, que fica em Dourados. Conforme Aline, o horário de funcionamento da barreira sanitária instalada entre as duas cidades será estendido.
“Vai permanecer o toque de recolher a partir de 20h, a obrigatoriedade do uso de máscaras e vamos, a partir de hoje, tomar medidas mais severas contra o descumprimento do isolamento”, diz Aline Oviedo.
O comitê de enfrentamento à covid-19 é formado por médicos e representantes da sociedade civil. Itaporã tem 66 casos confirmados, 56 suspeitos e 10 em investigação. Outros 199 foram descartados.
A prefeitura de Itaporã deve oficializar as novas regras em decreto que será publicado ainda nesta segunda-feira (dia 8). Já a vizinha Dourados tem 571 casos da doença.
Sobre o novo coronavírus, a JBS divulgou nota que desde o início da pandemia no Brasil tem se pautado pelo absoluto foco na saúde, segurança e proteção dos seus mais de 130 mil colaboradores e atua em conjunto com as autoridades públicos no enfrentamento à covid-19.