Vítima em Itaporã, Maria morreu em casa e visitou parente que testou positivo
Moradora em Dourados, filha testou positivo após visita da mãe. Internado, genro da vítima aguarda resultado de exame
Primeira morte pelo novo coronavírus em Itaporã, Maria Santana Aguiar, 63 anos, morava na zona rural, mas foi a Dourados, a 17 km de Itaporã, onde teve contato com a filha, que depois testou positivo para a doença, e com o genro, que aguarda resultado do exame de covid-19.
O genro trabalha com transporte e esteve na região Nordeste na semana retrasada. Com sintomas, ele foi internado em Dourados. De acordo com coordenadora de Atenção Básica à Saúde de Itaporã, Aline Oviedo, a paciente começou a apresentar sintomas de gripe no começo da semana passada. “Mas não procurou a unidade de saúde”, diz.
Na manhã do sábado (dia 6), ela morreu em casa. Devido aos sintomas, foi coletado o material para exame e ontem chegou o resultado positivo para o novo coronavírus.
Conforme Aline, não houve velório e o sepultamento seguiu as regras para casos suspeitos de covid-19. “Infelizmente, a família não pode dar o último adeus, mas é uma medida para resguardar a eles mesmos”, afirma a coordenadora.
Agora, todos os familiares, como esposo e filhos, farão exames e devem ficar em isolamento domiciliar até a chegada do resultado dos testes. A paciente tinha hipertensão e diabetes. A morte registrada em Itaporã foi a 22ª em Mato Grosso do Sul provocada pelo novo coronavírus.
Itaporã tem 66 casos confirmados, 56 suspeitos e 10 em investigação. Outros 199 foram descartados. Até o momento, 36 pessoas estão recuperadas na cidade.