ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, DOMINGO  23    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Ação social vai levar vacinação e emissão de documentos a aldeias de Dourados

Evento será realizado entre os dias 20 e 24 de março e terá carreta da PRF

Mylena Fraiha | 17/03/2023 16:40
Ação social vai levar vacinação e emissão de documentos a aldeias de Dourados
Carreta da PRF será ponto focal da ação (Foto: Divulgação/Governo do MS)

Ações educativas, vacinação e emissão de RG serão ofertadas durante três dias nas aldeias indígenas de Jaguapiru e Bororó, em Dourados, município localizado a 233 km de Campo Grande. O evento, chamado "MS em Ação: segurança e integração", é organizado pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e será realizado entre os dias 20 e 24 de março.

A programação prevê atendimentos nas proximidades da Escola Municipal Francisco Meireles e Missão Caiuá, na Aldeia Jaguapiru. Um ônibus da Prefeitura de Dourados fará o deslocamento de indígenas que estiverem nas proximidades.

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) também participará da ação, com sua carreta equipada com auditório, que possui estrutura de som e imagem. O veículo servirá como ponto focal da ação.

De acordo com o secretário da Sejusp, Antonio Carlos Videira, a ação busca reduzir os números de índices de violência entre a população indígena. “Essa ação da PRF e da Sejusp nas aldeias de Dourados busca promover, por meio de uma campanha educativa, a redução dos índices criminais, em especial a redução da violência contra mulher, contra crianças e adolescentes”, afirmou.

Programação - Durante o evento, também haverá palestras educativas, confecção de Boletins de Ocorrência, atendimentos da Delegacia da Mulher Itinerante, cursos de formação e outras agendas para garantir a cidadania da população indígena do Mato Grosso do Sul. No evento, estarão disponíveis vacinas contra covid e vacina bivalente para crianças.

Também estão programadas palestras do Promuse (Programa Mulher Segura) e do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), ambos programas da Polícia Militar. Já a PMA (Polícia Militar Ambiental) participa da ação com sua exposição de animais taxidermizados.

O evento também planejou uma mostra de curtas-metragens no miniauditório da carreta para o público infantil.

Mobilização - O secretário-executivo de Segurança Pública, coronel Wagner Ferreira da Silva, destacou que a ação liderada pela Sejusp é um esforço integrado de diversos órgãos, do município de Dourados e do Governo Federal, para aproximar a comunidade dos serviços estatais, levando mais segurança à região e impactando no bem-estar da população indígena

O evento terá a participação da PRF, Polícia Militar, PMA, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Coordenadoria Geral de Perícias, Instituto de Identificação, Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, Secretaria Especial de Saúde Indígena de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Estado de Saúde e a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania.

Nos siga no Google Notícias