Apresentador da Band pede desculpa por chamar mulher de MS de "dona de zona"
Odete Rodrigues da Cruz Souza entrou com ação contra o grupo de comunicação e o ex-jogador por injúria e difamação
Apresentador do programa Os Donos da Bola, da TV Band, José Ferreira Neto, leu nota de direito de resposta a moradora de Mundo Novo, a 476 Km de Campo Grande. Odete Rodrigues da Cruz Souza entrou com ação contra o grupo de comunicação e o ex-jogador por injúria e difamação. Neto repetiu em 3 programas que Odete era "dona da zona da cidade" e fez comentários depreciativos sobre sua aparência.
Ontem, ao vivo, ele leu o direito de resposta, cuja sentença favorável saiu em julho de 2019. Ele já havia pedido desculpas pelas ofensas à moradora em outra oportunidade, em março do ano passado, também no programa.
No entanto, na ocasião, o pedido de desculpas ocorreu para que Odete pudesse extinguir a queixa-crime que Neto respondia por injúria e difamação. Desta vez, o cumprimento se deve a uma condenação específica da Rede Bandeirantes.
O advogado de Odete, por sua vez, Carlos Antonio Molina Azevedo, peticionou na 1ª Vara Cível de Mundo Novo outro pedido, dessa vez, para que a rede de comunicação pague multa de R$ 1 mil pelos dias de atraso no cumprimento da sentença de direito de resposta, contados a partir da intimação do réu, ainda em 2019.
Caso - Neto visitou Mundo Novo para um jogo festivo em 2016. Tempos depois gravou um vídeo em que ao se referir a Odete usava as palavras ofensivas. O vídeo viralizou na internet pelo WatssApp.
O apresentador ficou sabendo que Odete era proprietária da boate Pimenta Doce e ex-mulher de um de um dos mundonovenses que foram buscá-lo de carro.
Interessado na história, Neto pediu para conhecer o local e chegou a bater uma foto com Odete. Tempos depois, o apresentador gravou um vídeo que foi amplamente reproduzido nas redes sociais. Nele ele destratava a vítima com palavras de baixo calão.
Na época, o ex-craque explicou que fez o vídeo porque foi interpelado pela sua esposa sobre a visita a boate. Neto explicou que não entrou no local, sendo a visita resumida a bater uma foto na fachada da boate com a proprietária e que a divulgação da foto lhe prejudicou familiarmente.
Na resposta de ontem, Neto mostrou irritação no programa se justificando que apesar de chamá-la de “gostosa” não quis ofendê-la. Na verdade, a palavra usada por ele no vídeo viralizado nas redes sociais foi outra, e proferida de forma ofensiva.
Ainda na transmissão recente, o apresentador trocou o nome da cidade, chamando-a de Novo Mundo e logo após o direito de resposta, citou: “Posso falar de futebol agora? Então vamos”.
Leia a íntegra do Direito de Resposta:
“Eu, Sr. José Ferreira, venho aqui publicamente prestar nota de esclarecimento acerca de um vídeo divulgado por mim no WhatsApp, o qual circulou por toda a rede e consequentemente em vários veículos de comunicação social.
O referido vídeo gerou notoriedade de forma negativa a Sra. Odete Rodrigues da Cruz Souza e a seus familiares, bem como a seu víveres tendo em vista que a ofendida reside a anos em um pequeno município, do estado de Mato Grosso do Sul, intitulado por Novo Mundo.
Embora eu tenha chamado ela de gostosa, declaro abertamente que a minha intensão não foi ofendê-la nem gerar quaisquer transtornos psicológicos a ela e a outros ligados ao seu vínculo afetivo direta ou indiretamente”.