Asfalto cede após chuvas intensas e limita tráfego na MS-180
Vídeos mostram erosão em trecho de rodovia estadual nesta terça-feira; região teve 152 milímetros de chuva
Vídeos mostram um trecho da estrada MS-180, entre os municípios de Iguatemi e Juti, severamente destruído, impedindo passagem de ida e volta. Conforme apurado pela reportagem, o local está nesta situação desde, pelo menos, esta terça-feira (12), após a região ter passado por chuvas intensas.
De acordo com o governo estadual, foram registrados 152 milímetros de chuva nesta manhã na região e parte da estrutura rompeu. Ainda segundo o Executivo, equipe da Agesul (Agência Estadual de Gestão em Empreendimentos) está a caminho para apurar o ocorrido, implantar desvio e sinalização para os motoristas.
"Depois do desvio, será iniciada a restauração com recuperação do bueiro, recomposição de aterro e pavimento. Uma empresa terceirizada da regional da Agesul, em Amambai, já se deslocou para a MS-180", disse o órgão em nota.
Em 2016, o Campo Grande News noticiou que diversos pontos da mesma rodovia estadual haviam rachado e desmoronado. Antes disso, a via já apresentava problemas e a conclusão da pavimentação foi realizada em 2014.
Dois anos depois, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) autuou em R$ 12 milhões a Agesul por concluir que as erosões foram provocadas por falta de trabalho adequado de contenção e drenagem das águas de chuva.