Banco de leite do HU convoca mães para evitar colapso no estoque
Volume mensal de até 150 litros caiu para 110 em novembro e pode faltar leite materno para crianças em tratamento no hospital
As doações para o Banco de Leite Humano do (Hospital Universitário) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) começaram a cair de forma acentuada, como ocorre frequentemente nessa época do ano.
Segundo a assessoria do hospital, o volume de 130 a 150 litros doados por mês caiu para 110 em novembro e se a queda continuar pode faltar leite para alimentar as crianças internadas na UTI Neonatal e na Unidade de Cuidados Intermediários, já que em janeiro as doações caem ainda mais por causa das férias. O banco de leite utiliza pelo menos cem litros por mês.
Para evitar colapso no estoque, o que poderia comprometer o tratamento de recém-nascidos internados no hospital, os colaboradores do banco “convocam” mães em período de aleitamento para doarem o leite sobressalente.
A enfermeira Neiva Barreto disse que é um chamado especial às mães douradenses, para que se solidarizem com o trabalho da equipe e com os bebês internados no HU. “Muitas doadoras estão viajando e outras acabam desistindo das doações nessa época, mas para nós é essencial que novas mães se voluntariem, pois nosso volume de litros de leite está gradativamente diminuindo”.
Para fazer a doação, a mãe deve entrar em contato com pelo telefone (67) 3410-3002. Uma equipe capacitada vai até a casa da doadora, faz a visita preliminar e orienta a voluntária sobre como fazer a ordenha da maneira correta e recolhe o leite doado.
Além da coleta feita na casa das voluntárias, o procedimento é realizado internamente, com as mães que estão com filhos internados no HU. Segundo a assessoria do hospital, o leite doado na unidade é diretamente empregado na alimentação dos bebês. Já o material coletado externamente é transportado até o hospital e passa por processo de pasteurização antes de ser usado.
O trabalho de recolhimento das doações externas é feito com apoio do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que oferece o serviço de transporte, e do Corpo de Bombeiros, que disponibiliza uma servidora capacitada em aleitamento materno para orientação.
O Banco de Leite Humano do HU é o único de Dourados e conta com dez colaboradores que atuam nas consultas individuais para ordenha, visitas domiciliares para a coleta e na pasteurização do leite para consumo dos bebês. A equipe também faz orienta as mães sobre amamentação.